A Secretaria Municipal de Educação vai participar da 9ª Grande Caminhada pela Paz, marcada para o próximo dia 20. Visando envolver a rede municipal de ensino nos preparativos dessa comemoração, a Semed recebeu, na manhã desta terça-feira (1º), o vice-presidente da ONG Maceió Voluntário (MovPaz) e coordenador da caminhada, André Carnaúba, para orientar técnicos e as escolas da rede sobre a participação na caminhada. O encontro teve como objetivo auxiliar na articulação e mobilização dos alunos e professores e no envolvimento para a ação da semana temática pela Paz.
Segundo André, o dia da paz em Alagoas, instituído pelas leis municipal nº5274/03 e estadual nº7098/09, é o segundo domingo de dezembro, mas, por uma série de fatores, não foi possível realizar a caminhada. Em visita ao secretário Thomaz Beltrão, ele teve a garantia da participação de 25 escolas com a representação de 25 estudantes por unidade, além do trabalho pedagógico que antecede a caminhada, para preparar os alunos a uma participação consciente. “Com a realização da Semana Temática, os conceitos da cultura pela paz podem ser mais bem assimilados pelos alunos das escolas públicas municipais e estaduais”, explicou.
A concentração acontecerá na Praça Vera Arruda, às 17h, e o trajeto será animado pelo Trio Elétrico da Paz, até a Praça Gogó da Ema. A cantora oficial é Márcia Porto e haverá a participação especial de Altemar Dutra Jr. e artistas locais como Eliezer Seton e Wilma Araújo, cantando músicas do cancioneiro popular.
Participou também da reunião na Semed a assessora técnica de Articulação e Mobilização Educacional, Maristela Pozitano, que também está organizando o evento. Para ela, a paz deve e pode ser ensinada. “Precisamos entender nossos sentimentos e encontrar um ponto de pacificação. Isso é importante em todos os ambientes, mas essa vivência na escola é fundamental”, afirmou.
De acordo com a diretora geral de ensino da Semed, Maria Clara Lopes, a secretaria estará sempre disposta a apoiar iniciativas que visem à diminuição da violência e a ampliação das possibilidades de cultura e crescimento entre os estudantes da rede. “Estamos em uma sociedade em que os índices de violência aumentam de forma alarmante e precisamos realmente falar de paz e tentar viabilizá-la”, ressaltou.
O responsável pelo projeto da Semed é Paulo Roberto de Souza, técnico do Departamento de Ensino Fundamental. Segundo ele, o setor começará a visitar as 25 escolas que participarão da caminhada, para maiores orientações a respeito da semana temática e do evento em si.
O MOVPAZ é uma organização não governamental, criada em 1992, em Feira de Santana (BA), e conta com representantes em 22 cidades e em oito estados brasileiros. Em Maceió, o movimento existe desde 2002 e foi por sugestão dele que foram criadas as leis locais relativas ao tema.
