×

Maceió

Escolas municipais de Maceió conquistam Prêmio Construindo a Nação

Duas escolas da rede municipal de ensino de Maceió conquistaram o 1º lugar no prêmio Construindo a Nação nas modalidades de ensino de educação infantil e fundamental. As escolas José Maria de Melo- CAIC e Pedro Suruagy se destacaram pelo desenvolvimento de projetos em prol da cidadania. A creche escola mestre Izaldino ficou com o 2º lugar.

Foram premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, além de outras. Como prêmio, as escolas vencedoras receberam troféus e incentivos.

O prêmio é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI)- conselho temático permanente de responsabilidade Social, SESI e parceiros nacionais, além da Fundação Volkswagen e Conselho Nacional de Secretários de Educação(Consed).

Uma das escolas ganhadora, Pedro Suruagy, que fica localizada próximo à Feirinha do Tabuleiro, teve como foco de trabalho o meio ambiente, mais especificamente o combate ao mosquito da dengue. O trabalho envolveu toda a comunidade escolar. A atividade desenvolvida foi registrada em relatórios, com fotos e vídeos.

A diretora da escola, Genilda Bezerra dos Santos, explica que o projeto “Juntos Construímos Mais” que resultou na conquista do 1º lugar na modalidade de ensino fundamental vem sendo desenvolvido desde de 2010.

Segundo Genilda, a ideia de promover ações de combate à dengue surgiu da inquietação dos profissionais da escola devido ao grande número de pessoas infectadas naquele período, bem como com a quantidade de lixo acumulado nas proximidades da escola. “Estávamos numa época de muita incidência de casos de dengue, e sabíamos que isso se intensificava por conta do lixo nas imediações da escola. Então elaboramos um cronograma de atividades para o ano todo voltado para a recuperação do meio ambiente e promoção da saúde”, diz a diretora.

Ciente dos problemas com as questões ambientais, várias atividades foram pensadas com o objetivo de minimizar a degradação da região onde a escola está situada. Com isso, os alunos desenvolveram trabalhos de educação ambiental como reciclagem, confecção e exposição de cartazes, palestras, distribuição de panfletos com a presença dos agentes de saúde, visitas as residências, mutirão de limpeza, bem como outras atividades a exemplo de dramatização, poesia, teatro de fantoche e músicas.

Com o nascimento do projeto ambiental, Genilda Bezerra dos Santos, conta que os alunos se tornaram agentes transformadores participativos no processo. “Junto com os professores, os alunos realizaram o diagnóstico dos problemas ambientais e buscaram a solução”, salienta ela.

Os alunos Evelyn Silva Campos e Yasmim Alves de Moura deram uma lição de cidadania e educação ambiental quando argumentaram que todas as pessoas devem fazer sua parte e cuidar mais do espaço em que vivem. O aluno Lucas Melo Teixeira da Silva reforçou com a expressão “o mundo é a nossa casa, vamos tomar conta dele”.