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Alagoas

Escolas estaduais realizam Provinha Brasil no dia 31 de março

Alunos da rede pública estadual participam da Provinha Brasil nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (31), as escolas da rede pública estadual participam da Provinha Brasil, exame do Ministério da Educação (MEC) que avalia as habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Esta é a primeira etapa do certame, que será repetido no final do ano letivo. Em Alagoas, estudantes de 172 escolas públicas estaduais responderam à avaliação no ano de 2010.

A Provinha Brasil possui 30 questões que avaliam o domínio da escrita e leitura dos alunos, definindo, dessa forma, em qual nível de alfabetização eles se encontram. Nesta primeira etapa de aplicação, o objetivo é diagnosticar o desempenho dos alunos durante a fase inicial do processo de alfabetização.

“A prova nos permite verificar o domínio de escrita e leitura das crianças, as suas dificuldades e quais ações pedagógicas precisarão ser consolidadas ao longo do ano”, explica o gerente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ademir Oliveira.

Os resultados apresentados nesta primeira fase influenciarão o planejamento das atividades em sala de aula. “Com esses dados em mãos, o professor vai planejar o seu trabalho de forma a atender às demandas apresentadas pelos estudantes e, no final do ano letivo, quando for aplicada a segunda etapa do exame, verá se essas ações obtiveram o resultado esperado”, pontua a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino da SEE, Ângela Costa.

Avanços – Em 2010, os estudantes da rede apresentaram avanços na Provinha Brasil, melhorando o desempenho na escrita e leitura. Dados da SEE mostram que, no ano passado, houve um crescimento de 50% de alunos classificados como nível 4 da prova. Neste nível, encontram-se aqueles que leem textos e são capazes de interpretá-los.

“Em 2009 registramos 14% dos estudantes no nível 4, mas, em 2010, este patamar cresceu para 64%”, comemora Ademir Oliveira. Ele atribui a melhoria dos índices de alfabetização a uma ação efetiva envolvendo a Secretaria, coordenadorias regionais de educação (CREs) e as coordenações pedagógicas das escolas no acompanhamento destes alunos.