×

Alagoas

Escolas do litoral norte dão início a projeto de incentivo à cultura de paz

Projeto ?Escolha a calma? já percorreu diversas regiões de Alagoas

O projeto “Escolha a calma”, da Secretaria de Estado da Educação (SEE), foi lançado nesta quinta-feira (9), no auditório do Fórum Domingos Calabar, em Porto Calvo. Agora, o projeto, que já percorreu diversas regiões do estado, começará a trabalhar a cultura de paz e harmonia laboral nas escolas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que compreende os municípios do litoral norte alagoano.

Ao todo, o projeto trabalha com 12 valores: respeito, flexibilidade, gentileza, paciência, tolerância, humildade, perdão, amor, compaixão, cooperação, humor e confiança. Cada temática é abordada de forma mais pormenorizada em oficinas ministradas nas CREs.

Robson Feitosa, coordenador do projeto pelo Núcleo de Qualidade de Vida da SEE (Nuqav), diz que a iniciativa foca na valorização do ser humano e já tem obtido bons resultados.

“Por onde passamos, a repercussão é grande, muita gente se identifica com o projeto e se torna voluntário da causa”, afirmou Robson, lembrando que a ação vai percorrer todas as 13 CREs do estado.

Aprovação

O coordenador da 10ª CRE, Enoc Santos, destacou os benefícios que o projeto trará para as unidades do litoral norte. “O educador vivencia, no seu cotidiano, muitas situações de conflito e essa campanha mostrará como solucionar estes casos da melhor maneira. Por isso, vamos nos reunir com os nossos diretores para darmos continuidade às discussões do projeto”, evidenciou.

Para a servidora Amara Maria Marques, funcionária da 10ª CRE, a iniciativa promove um importante trabalho de conscientização. “A gente entende o valor da cultura da paz quando nos deparamos com uma situação limite. É aí que nos lembramos de escolher a calma e não tomar qualquer atitude mais radical”, observou.

Antes de conhecer os detalhes do projeto, os participantes do evento participaram de uma aula de relaxamento e assistiram a uma apresentação de uma dança folclórica típica da região, as Cambinas, que foi apresentada por alunas de escolas públicas locais.