
Coordenadora apresenta matéria-prima
A comunidade escolar das onze escolas que compreendem a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que formam o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, está preparando um natal especial. O Natal Ecológico está promovendo o espírito natalino de forma sustentável, por meio da reciclagem e da cultura da paz. De 13 a 15 de dezembro o Cepa recebe uma ornamentação ecológica nas fachadas das escolas.
De acordo com Arivane de Araújo Costa, técnica da 15ª CRE e coordenadora do projeto, a intenção é promover uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos a respeito das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa e descontraída.
A técnica antecipa que o projeto está sendo desenvolvido em sala de aula por todas as disciplinas e que a culminância ocorrerá por meio de uma gincana dividida em quatro etapas.
“Na primeira delas teremos a participação do Ensino Fundamental, do jardim ao 5º ano; a segunda será destinada ao Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano; durante a terceira etapa contaremos com os alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a última etapa será reservada para os estudantes do Ensino Médio Noturno”, explica.
Entre 13 a 15 de dezembro, os educandos irão ornamentar as fachadas das suas respectivas escolas. “Nos dias 16 e 17 de dezembro, no Ginásio do CDR, também no Cepa, nos horários da manhã e da tarde, os alunos irão apresentar um Papai Noel e uma árvore natalina, ornamentados com material reciclado”, declara.
Arivane de Araújo Costa também disse que os alunos vão apresentar seus talentos culturais através da apresentação de corais, grupos musicais e teatrais. “Para realizar este evento contamos com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Extra Supermercado, Secretaria de Estado Especial de Promoção da Paz (Sepaz) e Coca-cola”, frisa.