Instituições de ensino devem participar, a partir desta sexta-feira (1º), da segunda etapa do Censo Escolar. Informações relativas ao rendimento (índice de aprovação e reprovação) e movimento (transferência, evasão e admissão) dos alunos matriculados no início do ano letivo serão repassadas ao Ministério da Educação (MEC) através do site www.educacenso.inep.gov.br.
Os diretores ou secretários escolares têm até o dia 15 de fevereiro para acessar o site do MEC e registrar as informações referentes às instituições de ensino. O diretor de apoio técnico às redes da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ricardo Moura, ressalta a importância da participação das escolas no Censo Escolar. “O Censo representa o retrato da educação no Estado e no país. Os diretores ou responsáveis pelo repasse das informações das escolas devem ficar atentos aos prazos e, se possível, acessar o site do MEC logo na primeira semana, para evitar o congestionamento na página da internet”, informa.
A Secretaria da Educação promoveu o treinamento de técnicos das Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) para a realização da segunda etapa do Censo. “Cada escola é responsável pelo repasse das informações ao MEC e a Secretaria de Educação, através de capacitações, orientou técnicos no procedimento correto de realização do Censo para que eles possam ser multiplicadores”, complementa Ricardo Moura. As capacitações ocorreram para a capital e interior do Estado.
O Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento para o cálculo do financiamento educacional. É por meio dele que é calculado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende a toda a Educação Básica, da creche ao Ensino Médio.
Na primeira etapa do processo, as escolas informaram o número de alunos matriculados e frequentando a Educação Básica. Para mais informações sobre a realização do Censo, as escolas podem entrar em contato com a SEE pelo telefone (82) 3315-1264 ou 3315-14265.
