As escolas da rede pública e particulares que foram destaque no esporte em 2016 foram homenageadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em evento no Teatro Linda Mascarenhas. Na ocasião, foram condecoradas as unidades de ensino com alunos medalhistas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Paralimpíadas Escolares e equipe de nado sincronizado do Cepa, tricampeã brasileira.
Presente ao evento, o vice-governador e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, falou da importância do esporte na formação do jovem. “Eventos como o Jeal são importantes não só pela descoberta de talentos, mas por propiciar que, por meio do esporte, o jovem aprenda a perder, a vencer, a trabalhar em equipe, a ter disciplina. Valores estes que são muito importantes na formação do cidadão”, pontuou.
O secretário também destacou a determinação do governador Renan Filho em construir quadras esportivas nas escolas estaduais. “No decorrer deste ano, construímos 31 quadras e, em 2017, serão mais 32. Entendemos que a quadra não e só um espaço só para a prática esportiva, mas, também, de convivência social e que fortalece os laços entre a instituição e a comunidade. Por isso, é determinação do governador Renan Filho construir quadra onde houver terreno disponível”, informou.
Reconhecimento
Os atletas e professores presentes ao evento ressaltaram a importância da solenidade, que reconhece o esforço e o poder de superação das equipes em busca da vitória.
Maria Eduarda, ouro no judô – Jogos Escolares 2016 (foto: Valdir Rocha)
É o caso das estudantes Maria Eduarda Mata, da Escola Saturnino Souza, de Matriz de Camaragibe, e Daniele Cabral, da Escola Professor José da Silveira Camerino. As garotas foram, respectivamente, ouro no judô feminino dos Jogos Escolares e ouro e prata no atletismo nas Paralimpíadas Escolares.
“Fico muito feliz com esta homenagem. Para mim foi um privilégio representar a escola estadual e a minha cidade, Matriz de Camaragibe, nos Jogos Escolares”, disse Maria Eduarda. “Estou muito feliz e orgulhosa, pois, na minha primeira participação nas Paralimpíadas, consegui trazer duas medalhas”, contou Daniele.
Motivação
Para os professores presentes, a homenagem também foi um estímulo para a busca de novas conquistas em 2017. “O reconhecimento da Seduc ao trabalho realizado pelos professores é algo que nos estimula ainda mais”, afirmou a professora Maria Cícera Oliveira, bronze nos Jogos Escolares da Juventude com a equipe de handebol do Madalena Sofia.
“O reconhecimento é sempre importante, e receber esta homenagem do Governo é gratificante, tanto para nós, professores, como para os alunos”, contou Romildo Calheiros, técnico do futsal do Colégio Santíssima, bronze nos Jogos Escolares.
Outra que teve um ano produtivo foi a equipe de nado sincronizado do Cepa, que, no mês passado, conquistou o tricampeonato brasileiro na Paraíba, totalizando dez medalhas. “Este resultado foi consequência de muito treino e afinco. Esta homenagem nos motiva a buscar a superação em 2017”, garantiu a técnica Erielza Homero.
