A presença do Ônibus do Desarmamento em um bairro ou cidade envolve uma série de atividades de sensibilização com a comunidade. Dessa forma, a chegada do ônibus à Praça da Independência, em Palmeira dos Índios, nesta segunda-feira (22), envolveu reuniões com líderes religiosos e representantes das escolas locais, que aderiram rapidamente, incorporando a campanha do desarmamento inclusive às gincanas dos alunos.
O Colégio Cristo Redentor, um dos maiores da cidade na rede particular de ensino, transformou a campanha do desarmamento em uma das provas da sua gincana anual. Vence a turma que convencer mais pessoas a entregar armas de fogo no Ônibus do Desarmamento.
“Vai ser interessante quando eles chegarem em casa com esse assunto, porque as crianças e adolescentes vão pensar somente em ganhar a prova, mas vão acabar levantando uma discussão em família sobre segurança, justiça e responsabilidade”, comenta o superintendente de Cultura de Paz, Adalberon Sá Júnior.
Uma reunião com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e alguns diretores discutiu a abordagem da campanha nas escolas públicas de Palmeira dos Índios. Cada escola terá um método específico, de acordo com suas características. “Vai ser bastante interessante falar sobre desarmamento nas escolas, porque eles vão levar a ideia para casa, é um elo para chegar no público que realmente queremos atingir”, disse a coordenadora da CRE, Judite Maria Rocha.
Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e Polícia Militar, o Ônibus do Desarmamento permanece em Palmeira dos Índios desta segunda até o dia 3 de maio, estacionado na Praça da Independência, no Centro da cidade, sempre das 8h às 17h.
O anonimato da entrega é garantido – não é preciso apresentar nenhum documento pessoal ou da arma – e gera uma indenização entre R$ 150 e R$ 450. É necessário apenas que o cidadão imprima uma guia de trânsito, documento necessário para o transporte seguro de casa até o posto de entrega, que pode ser impressa no próprio Ônibus do Desarmamento ou no site www.entreguesuaarma.gov.br.
