×

Alagoas

Escolas de ensino integral no Sertão registram alta procura da comunidade

Maria Sueli de Matos, 16 anos, não vê a hora de começar a estudar

As escolas da rede estadual que vão ofertar ensino médio integral em São José da Tapera e Santana do Ipanema registraram uma grande procura da comunidade. A informação foi repassada nesta terça-feira (19), durante visita do governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa aos dois municípios.

A visita também foi acompanhada pelos deputados Isnaldo Bulhões, Ronaldo Medeiros, Marx Beltrão e Carimbão Junior e pelas gerentes das 6ª e 8ª Gerências Regionais de Educação (Geres), Ana Maria de Oliveira e Andrea Wanderley.

Em São José da Tapera, o anúncio da oferta de ensino médio integral para 120 alunos – distribuídos em três turmas de 1º ano – causou alvoroço na comunidade estudantil local. Mesmo com as turmas lotadas, a procura da comunidade permanece.

Maria Sueli de Matos, 16 anos, foi uma das que garantiu vaga logo no começo da pré-matrícula online, ocorrida no período de 12 a 18. A jovem que, até o ano passado estava na rede municipal, não vê a hora de começar a estudar.

“Todos os meus amigos virão para o ensino integral e eu também estou muito contente e ansiosa para começar as aulas, pois quero aprender coisas novas”, conta a Maria Sueli, que estava acompanhada da mãe, Maria Cristina da Silva, em busca de informações sobre a confirmação da matrícula, procedimento que acontece no final do mês.

Outro atrativo para os alunos das turmas de 1º ano de ensino médio integral é a oferta de cursos técnicos profissionalizantes. No caso de São José da Tapera, o curso ofertado na área de agronegócio. “Estes cursos atendem a uma demanda existente na região”, adianta o secretário Luciano Barbosa.

O secretário comemorou a alta procura da comunidade pela unidade de ensino integral nas matrículas. “Isto mostra a vontade de nossa juventude de estudar. Eles estão de parabéns”, afirma.

Na ocasião, o diretor-geral da unidade, Rony Flávio, agradeceu ao governador e secretário pela decisão de descentralizar recursos para as escolas por meio do programa #escoladahora. “Este programa deu mais autonomia aos diretores e todas as intervenções na estrutura da escola passam pelo nosso crivo”, observa.

Santana do Ipanema – Em Santana do Ipanema, o ensino médio integral será oferecido na Escola Estadual Laura Chagas. Lá, serão 160 vagas em quatro turmas de 1º ano que, além do conteúdo regular do Ensino Médio, contarão com dois cursos técnicos: um de agronegócio e outro de manutenção de computadores.

“No ano passado, tivemos 1.300 pessoas na escola. Nossa expectativa é que, esse ano, com o ensino médio integral, esse número seja ultrapassado”, estima a diretora adjunta Maria Isabel dos Santos.

Em Santana do Ipanema, a comitiva governamental também visitou as obras de quadras esportivas e as reformas do Ginásio Cônego Luiz Cirilo Silva e da Escola Estadual Ormindo Barros – esta última esperada há décadas pela população santanense.

Com 60 anos de existência, a unidade de ensino, nunca passou por reforma. “Esta notícia foi recebida com muita alegria pela comunidade, em especial pelos nossos estudantes com deficiências, que necessitavam de adaptações de acessibilidade no prédio”, destaca a diretora Maria das Graças Clemente.