×

Alagoas

Escolas da rede estadual têm ano letivo de 2012 definido

Portaria publicada nesta quinta-feira (1°) no Diário Oficial do Estado divulgou as diretrizes do ano letivo de 2012 e o calendário escolar para a rede pública estadual. As aulas começam no dia 12 de março e uma semana antes, no período de 5 a 9 de março, será realizada a semana pedagógica nas unidades de ensino da rede. A estimativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) é que o término do primeiro semestre aconteça em 22 de junho.

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que funcionam como representações da SEE em todo o Estado, receberão da secretaria o calendário escolar 2012, que estabelece o total de 200 dias, divididos em dois semestres, para o cumprimento do ano letivo. “A escola que decide como serão cumpridos os 200 dias. Decisões sobre ter ou não aulas aos sábados partirão de professores e coordenadores”, explica a diretora de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Maridalva Campos.

Matrículas
As matrículas na rede pública estadual para o ano letivo de 2012 ainda poderão ser efetuadas nas escolas. Segundo Maridalva Campos, o responsável pelo aluno deverá procurar a escola e se informar sobre a disponibilidade de vagas. “Caso a escola tenha disponibilidade, ele poderá efetuar a matrícula normalmente”, pontua. A diretora ressalta também que todas as escolas estaduais de Maceió contarão com os serviços de segurança da ronda escolar, que garantem uma viatura da Polícia Militar para cada cinco escolas.

Uma novidade para este ano é a aquisição de novos livros didáticos para o Ensino Médio. Todos os alunos receberão do Ministério da Educação (MEC) os novos livros que serão utilizados até 2014 e já estão adaptados ao novo acordo ortográfico.

Semana Pedagógica
Uma semana antes do início das aulas, as escolas da rede pública estadual promovem atividades de planejamento e organização das atividades pedagógicas da unidade escolar para o ano letivo. A diretora de Apoio Pedagógico da SEE, Suely Barrozo, explica que, durante a semana pedagógica, serão levantados os índices educacionais de 2011 referentes à aprovação, reprovação e evasão escolar em cada unidade de ensino.

“Com base nestas informações, as escolas podem definir metas de melhoramento, principalmente do índice de aprovação de seus alunos”, afirma. O planejamento das atividades pedagógicas cumprirá a carga horária total de 40 horas, sendo dividida em dois momentos, o primeiro antes do início do ano letivo e o segundo antes do início do segundo semestre com a carga horária de 16h.

De acordo com Suely, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de cada escola definirão as diretrizes curriculares que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Serão definidos conteúdos, estratégias e metodologia que serão posteriormente discutidas com toda a comunidade escolar, além de estratégias para a diminuição da evasão escolar”, complementa. O planejamento das atividades pedagógicas deste ano terá a temática “Aprendizagem para todos e para cada um”.