Três escolas da rede pública estadual de Maceió estão entre as premiadas da MatExpo, mostra promovida pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal). A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira (24), às 15h, no auditório do Hospital Universitário.
Em sua terceira edição, a MatExpo aconteceu no período de 17 a 20 de outubro no Instituto de Matemática da Ufal e contou com a participação de 30 trabalhos de estudantes da Educação Básica de escolas da rede pública e particular. Pela rede estadual, três unidades serão premiadas: as escolas Benedita de Castro Lima e Onélia Campelo.
A Onélia Campelo foi prata na categoria Nível 1 – o equivalente aos anos iniciais do Ensino Fundamental – com o projeto “Jogos Matemáticos: Um Auxílio em Sala de Aula”, enquanto Benedita foi primeiro e segundo lugares no Nível 2 – que corresponde aos anos finais do Ensino Fundamental – com os trabalhos “Aprendendo Operações de Polinômios do Primeiro e Segundo Grau com Algeplan” e “Por que só existem cinco poliedros de Platão? Uma demonstração com Materiais Concretos na Prática Docente no Ensino Fundamental”.
Benedita de Castro também foi premiada no Nível 3, que abrange o Ensino Médio, com o projeto “Exercitando o Raciocínio Lógico por Resolução de Problemas e Jogos”, que ficou em terceiro lugar. Este último trabalho ainda será apresentado na Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), evento que compõe a programação do I Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual de Alagoas, que terá início nesta quarta-feira (23) e prossegue até o dia 25 no Cepa.
