×

Alagoas

Escolas da rede estadual promovem intercâmbio cultural

Com a proposta de compartilhar saberes e experiências, escolas integradas à 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) iniciaram, a partir desta semana, um grande intercâmbio cultural entre estudantes da rede estadual das unidades da parte alta da capital.

De acordo com a gerente da 13ª Gerencia Regional de Educação (Gere), Mônica Sarmento, esta ação será dividida em quatro etapas, correspondente aos quatro polos da gerência: Benedito Bentes, Farol, Bebedouro e Clima Bom. Ela destacou que nesta primeira etapa foram contempladas 14 escolas e, em agosto, será a vez das quatro unidades de ensino integral que compõem a regional.

“Apesar das inscrições para a primeira fase terem sido encerradas, o sucesso do intercâmbio cultural chegou às outras escolas que se interessaram. Em setembro, realizaremos a segunda etapa com as demais escolas, que já podem se inscrever na 13ª Gere”, explica a gerente Mônica Sarmento.

Prática – Nesta quarta-feira (27), alunos da Escola Estadual Teotônio Vilela, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), visitaram a Escola Maria Amália, de Fernão Velho.

O diretor da escola, Cássio Costa de Lima, falou sobre a importância do evento. “Este é o nosso segundo encontro. Na terça-feira (26), nós visitamos a escola Maria Amália e fomos muito bem recebidos. Essa troca de experiências é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem a realidade das outras escolas e perceberem que eles têm muito em comum”, ressaltou.

Parceria – Para receber os alunos visitantes, os estudantes da Teotônio Vilela, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), organizaram uma palestra com o tema ‘Atos Infracionais’, ministrada pelo defensor público Ryldson Martins, alertando aos jovens sobre as consequências da criminalidade.

O aluno e monitor do conselho escolar da Teotônio Vilela, João Victor Gabriel dos Santos, aprova a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Esmal.

“A palestra foi muito importante e serviu para esclarecer os estudantes. A troca de experiências também é muito boa, porque podemos conhecer outros lugares e saber como são as outras escolas”, contou o estudante.

Mais Cultura

A diretora da Maria Amália, Taciana Gomes Ferreira da Silva, que atende a alunos do 1° ao 9° ano fundamental, explicou que, para agradecer a oportunidade, 24 jovens da unidade realizaram uma apresentação de coco de roda.

Uma das adolescentes que integra o grupo de dança, Leane dos Santos Lisboa, adorou a oportunidade. “Somos de Fernão Velho e estamos tendo a chance de mostrar a dança, o nosso coco de roda, e isso é muito legal, a troca de culturas”, afirmou Leane.