×

Alagoas

Escolas da alta Maceió promovem eleições de grêmios estudantis em abril

13ª Gere já promoveu uma série de formações

Dez mil estudantes da rede pública estadual da Alta Maceió escolherão seus representantes nas eleições para 25 grêmios estudantis no mês de abril. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), visa incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer a participação do aluno nas atividades da escola.

Para participar do pleito, cada escola formou uma comissão pró-grêmio. Composta por seis alunos, esta comissão terá a incumbência de mobilizar os demais estudantes para a formação de chapas para o pleito. No período de 05 a 08 de abril acontece a mobilização e campanha das chapas, enquanto as eleições estão previstas para até o final de abril.

Uma das maiores entusiastas da iniciativa é a gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento. Na adolescência, Mônica integrou o grêmio da Escola Estadual Bom Conselho, em Bebedouro, e acredita que esta experiência proporciona o crescimento e amadurecimento do jovem como cidadão.

“O grêmio foi essencial para a minha formação de cidadã crítica, pois lá pude contribuir ativamente para a melhoria da minha escola. Com o grêmio, o aluno exercita sua cidadania, tolerância, participação e inclusão, o que reflete positivamente nos índices da unidade de ensino, a exemplo da evasão. Por isso, desde o ano passado, a Gere iniciou um trabalho de mobilização para que os jovens ativem estes espaços em suas escolas”, conta Mônica.

Formação

A 13ª Gere já promoveu uma série de formações com os estudantes que desejem ativar os grêmios de suas escolas, fornecendo inclusive um modelo genérico de estatuto, o qual servirá de base para os documentos que vão reger os grêmios de cada unidade de ensino após as eleições.

Na última terça-feira, dia 21, a Gere se reuniu com as comissões pró-grêmio na Escola Estadual José Correia da Silva Titara para discutir detalhes acerca das eleições e apresentar experiências exitosas de grêmios estudantis na rede estadual. É o caso do grêmio da Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde, localizada no Conjunto Santa Lúcia, no Tabuleiro do Martins.

Aluno da 3ª série do Ensino Médio, o presidente Jonathan Leite conta que o grêmio existe há quatro anos e promove diversas atividades na unidade de ensino. Ela também destaca a importância do compromisso com as atividades da organização. “O grêmio é a voz do aluno, parceiro da gestão e atua como um elo entre estes dois públicos. Quando você se propõe a integrar esta organização, é preciso compromisso, pois só assim conquistamos a escola que desejamos. Na Gilvana Ataíde, desenvolvemos diversos projetos, como sessões de cinema e implantação de horta comunitária. Também mantemos uma rede social para informar sobre aulas, projetos e tudo relativo à escola”, revela Jonathan, que preside a organização há um ano.