Estão abertas, a partir desta quinta-feira (11), as inscrições para o 1° Curso de Capacitação para Estágio (CCE) da Defensoria Pública do Estado (DPE). O curso promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Alagoas (Esdepeal), com o apoio da Administração Superior da Defensoria Pública, tem como propósito ofertar aos estagiários da instituição a formação necessária para a realização das atividades da função em sua plenitude.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser efetuadas on-line, por meio do hiperlink https://goo.gl/forms/4upiM9bYvRHMXgvn1, até o dia 16 de agosto. Inicialmente, poderão realizar o curso os 70 primeiros estagiários inscritos, dentre remunerados e voluntários.
O curso
Durante a capacitação, que irá ocorrer no auditório da sede da Defensoria Pública, localizado na Gruta de Lourdes, nos dias 30 de setembro (sexta-feira) e 7 de outubro (sexta-feira) de 2016, os estagiários receberão informações sobre a organização institucional da Defensoria Pública, atendimento dos assistidos, colheita e manuseio da documentação adequada, fornecimento de orientações básicas às partes, elaboração das peças e principais movimentações processuais sob supervisão do Defensor responsável, tendo o curso uma abordagem eminentemente prática.
Serão abrangidas as seguintes áreas: (I) Institucional (excertos da Lei Complementar nº 80/94, Resolução CSDPE/AL nº 006/2012, Organograma da Defensoria Pública de Alagoas), além de outros aspectos de viés institucional e administrativo; (II) Criminal; (III) Cível Residual; (IV) Cível – Família e Sucessões, (V) Criança e Adolescente e (VI) Fazenda Pública.
O estagiário que participar do curso receberá auxílio alimentação e, para quem tem domicílio no interior do Estado, com auxílio transporte. Todos os participantes receberão certificados de conclusão pela Esdepeal, os quais serão considerados no momento das avaliações semestrais dos estagiários.
Escola Superior da Defensoria Pública
O I Curso de Capacitação para Estágio da Defensoria Pública de Alagoas é coordenado pelos defensores públicos Fabrício Leão Souto, Andresa Wanderley de Gusmão Barbosa e Nicolle Januzi de Almeida Rocha Pereira, e contará com aulas práticas expositivas ministradas por defensores públicos do Estado de Alagoas.
“A proposta da Escola traz benefícios para todos, no dia a dia da Defensoria Pública: ganha o defensor público, o qual contará com uma equipe capacitada; ganha o estagiário, uma vez que desenvolverá seus conhecimentos e habilidades; e claro, o nosso assistido, o qual terá atendimento cada vez mais integral, célere e eficaz”, comenta a defensora Pública, Andresa Wanderley.
“Pretendemos oferecer aos estagiários uma formação mínima e capacitação permanente, passando pelas diversas áreas de atuação da Defensoria Pública, sendo esta a primeira vez que a Escola Superior da DPE-AL destina um curso de formação específico para o corpo de estagiários. A abordagem dos temas será eminentemente prática, com aulas expositivas ao longo dos dois dias do curso”, acrescenta a defensora pública, Nicolle Januzi.
“É com satisfação que a nossa Escola Superior promove esse primeiro curso de capacitação para estágio, atendendo a uma demanda dos colegas e dos próprios estagiários. É um momento para trabalhar e unir o conhecimento acumulado pelos estudantes na prática institucional diária, focando numa abordagem aplicativa”, pontua o diretor da Esdepeal e defensor público, Fabrício Leão Souto.
