×

Maceió

Escola Sesi/Cambona promove desfile de moda ambiental

Materiais que normalmente iriam direto para o lixo, como sacos plásticos, papel e lacres de latas de refrigerante viraram peças de roupa e acessórios nas mãos de alunos da Escola Sesi/Cambona. Com o tema “O Luxo do Lixo”, as turmas do 9° ano mostraram, em um desfile realizado na última segunda-feira (6), que com criatividade é possível dar um destino mais nobre aos resíduos.

Além de marcar o Dia do Meio Ambiente, a atividade encerrou o módulo da disciplina Geografia sobre o Capitalismo. “A gente quer conscientizar os alunos sobre os impactos do consumo excessivo no meio ambiente. Precisamos reeducar a nossa sociedade, desenvolver hábitos de educação ambiental para podermos contar com um planeta capaz de abrigar as futuras gerações”, afirmou a professora Maria Quitéria.

A estudante Moniky Lyan, 14, disse que as atividades promovidas pela Escola Sesi – por meio das disciplinas ligadas à área de Ciências Humanas – contribuem para ampliar a consciência ecológica dos jovens. Participativa, ela desenhou a roupa de um dos casais que desfilaram na passarela montada no pátio da unidade escolar.

A modelo exibiu um vestido confeccionado com sacos plásticos e revestimento de tecido tactel. Os sapatos eram de lacres de latinha. A roupa do colega de classe que formava o casal era do mesmo material, com um detalhe: o colar confeccionado à base de tampinhas de latas de refrigerante. “Papel é um material muito usado, preferi utilizar plástico para fazer algo diferente”, explica Moniky.

O diretor Dilson Costa comemorou o sucesso do desfile e das ações de conscientização ambiental que estão sendo desenvolvidas pela escola, a exemplo do plantio de mudas, da coleta seletiva e da atividade realizada paralelamente à Ação Global, onde foram recolhidas 600 garrafas pet para cooperativas de reciclagem.

“Nós estamos em sintonia com a missão da escola, que é promover educação de qualidade fundamentada tanto no empreendedorismo quanto na responsabilidade socioambiental”, afirmou Dilson. Segundo ele, a programação realizada na última segunda-feira ajuda a promover a conscientização e o protagonismo entre os alunos.

Além do desfile, teve apresentação de dança e leitura de mensagens ambientais. Os casais que desfilaram foram premiados, ainda, com visitas ao Parque Municipal de Maceió, às reservas ambientais do Ibama e da Usina Coruripe e um passeio no Barco-Escola do Instituto de Meio Ambiente (IMA).