A Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada na Cambona, deu início a um projeto pioneiro. A consultora Regina Migliori está na capital alagoana onde ministra, até amanhã (quarta-feira, 24), o workshop preparatório para a implantação do Programa Meditação, Neurociências e Educação.
A iniciativa é um projeto piloto do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria, que será replicado em escolas de todo o País, com foco na educação e no desenvolvimento humano. “Nosso objetivo é disseminar a cultura de paz e transformar a comunidade escolar em agentes multiplicadores. Além da nossa escola, uma unidade de ensino da rede pública estará recebendo a consultoria”, informou a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo.
Regina Migliori tem um vasto currículo. Ela trabalha em projetos de desenvolvimento humano centrados em valores e sustentabilidade com empresas, governos, instituições de educação, e organismos internacionais. Durante a sensibilização dos gestores escolares na Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, a consultora ressaltou que um ambiente de paz não é aquele homogêneo, onde todos vivem e pensam igualmente, mas um mundo onde os diferentes vivem em harmonia.
“Para saber conviver com essa diversidade é necessário, primeiramente, dialogar internamente. E isso se faz por meio do processo de meditação”, explicou. Migliori define o ato de meditar como o “treino do nosso estado de ser sincronizando mente, corpo, e ação no mundo, em processos de atenção, introspecção e transformação”.
O workshop marca o início da implantação do programa que visa a introduzir práticas de meditação em escolas, por meio de um programa de educação. Para isso, os educadores estão sendo capacitados nas práticas contemplativas, seus fundamentos neurocientíficos, e as interações com a educação.
De acordo com Regina Migliori, a inclusão da nova metodologia na grade curricular da escola deve resultar no aprimoramento do equilíbrio subjetivo de educadores e estudantes; melhoria nos níveis de atenção, aprendizagem e relacionamento; diminuição dos níveis de estresse, desatenção, hiperatividade e impulsividade; conscientização sobre qualidades como aceitação, amorosidade, desapego, descentralização e empatia; entre outros benefícios.
