×

Sergipe

Escola quilombola recebe mais um encontro pedagógico

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação, Núcleo de Educação, Diversidade e Cidadania (Nedic), realizou mais um encontro pedagógico na manhã da última quarta-feira, 11, no Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, localizado na comunidade quilombola Mocambo.

O evento teve como objetivo diagnosticar a situação pedagógica do colégio e propor um modelo de planejamento voltado às necessidades e especificidades da escola.

O professor Edson Aragão, coordenador da Educação Escolar Quilombola da Seed, iniciou os trabalhos enfatizando que este tipo de intervenção deve seguir uma proposta curricular construída com os quilombolas e para os quilombolas, baseada nos saberes, conhecimentos e respeito às suas matrizes culturais.

“Trata-se de uma educação diferenciada em que se trabalha a realidade a partir da história de luta e resistência desses povos, bem como dos seus valores civilizatórios. A Educação Quilombola está fundamentada na vivência e organização coletiva, valores ancestrais, relação com a terra e com o sagrado, os quais precisam ser incorporados no espaço escolar das instituições quilombolas”, disse.

Parceria

Para a professora Conceição Mascarenhas, chefe do Nedic, o trabalho pedagógico realizado nas comunidades tradicionais, em especial nas quilombolas, requer uma relação profícua de parceria entre a escola e a comunidade local.

“Quando falamos das cinco escolas estaduais quilombolas atendidas pelo Nedic, avaliamos como um dos maiores avanços o fortalecimento dessa parceria em algumas dessas instituições e comunidades, fator que vem contribuindo significativamente para o processo de reflexão sobre um colégio voltado as especificidades de cada localidade”, frisou a professora Conceição.

Encontro proveitoso

De acordo com a professora Ana Lúcia, diretora do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, o encontro foi bastante produtivo, pois possibilitou maior articulação entre a comunidade local, deixando claros os objetivos a serem traçados durante o ano de 2015 e a importância do Nedic no assessoramento às ações do colégio.

“O apoio do Núcleo à nossa escola tem acontecido de forma positiva e proveitosa, de modo que as orientações e debates têm norteado o trabalho junto aos professores para a elaboração do planejamento 2015, contextualizando-o de acordo com o que prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Escolar Quilombola”, finalizou a dirigente.