Na última quarta-feira em Igreja Nova, a Escola Estadual Prof. Pedro Reys paralisou suas atividades da parte noturna, por tempo indeterminado, pelo motivo da falta de energia elétrica, provocada por um problema técnico que já se arrasta por mais de um ano. Por essa razão, cerca de 400 alunos que atuam nos ensinos; Fundamental e Médio estão sendo prejudicados, sobretudo nesta reta final de ano, para a conclusão de seus estudos letivos.
Segundo a diretora da Escola, Professora Sônia, esse blecaute já era anunciado. “Há cerca de um ano que agente vem advertindo junto às autoridades competentes do Estado esse problema; principalmente na Coordenadoria de Ensino, a na própria Secretaria de Educação do Estado.
Inclusive no último dia 22 quando uma comissão denominada ‘SOS Pedro Reys’ esteve em Maceió justamente a fim de cobrar ações sobre a nossa Escola que está em decadência por falta de recursos humanos, entregamos nas mãos do Secretário Rogério Teófilo um vasto dossiê, relatando todos os problemas da Escola, inclusive este da energia, com foto e tudo”,disse.
“Antes desse problema, a escola vinha funcionando com uma gambiarra, que provisoriamente teria sido feita por funcionários da Prefeitura. Agora a situação se agravou pra valer. Tanto que estamos sem trabalhar na Secretaria; os professores não estão usando nenhum recurso tecnológico, e todos os alunos não estão suportando o forte calor, por falta de ventiladores, como também de água gelada dos bebedouros”, disse a diretora, esperançosa de alcançar um dia, a tão esperada promessa feita pelo Estado.