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Maceió

Escola Natalina Costa muda realidade com o PDE

A dedicação e o desejo dos professores de mudarem a realidade do ensino na Escola Municipal Natalina Costa, no Tabuleiro do Martins, têm feito a diferença para as crianças da comunidade. Utilizando recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de modo planejado, os primeiros resultados colocam a unidade como um dos destaques da estrutura da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

Na escola, o aprimoramento pedagógico tem motivado a equipe a continuar avançando. Quem garante é a professora e coordenadora Soraia Peixoto, responsável pela aplicação dos recursos. Segundo explicou, a metodologia de planejamento estratégico do PDE é o que tem proporcionado uma nova dinâmica na elaboração de metas e ações desenvolvidas.

“A sistematização do PDE enquanto planejamento vem favorecendo o diagnóstico e a definição de metas visando ao processo ensino aprendizagem. Percebemos que não poderíamos aplicar os recursos sem que houvesse uma grande discussão com todos aqueles que fazem a escola: pais, professores, alunos e funcionários. Sentamos várias vezes e percebemos o quanto era gritante a necessidade de trabalharmos a Matemática em nossa escola”, disse Soraia.

Com o PDE, a Escola Natalina Costa definiu enquanto metas: aumentar o índice de aprovação dos alunos de 1º ao 5º ano; elevar o desempenho acadêmico; e integrar a comunidade à escola.

Os recursos foram investidos para ações de aquisição de jogos pedagógicos, gincanas de matemática entre as turmas, aquisição de equipamentos eletrônicos, projetos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática e aquisição de mobiliário. Além do desenvolvimento de projetos para o resgate das músicas infantis, fortalecimento da gestão escolar com a participação da comunidade em cursos, parceria com os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o posto de saúde da comunidade, palestras com assistentes sociais, reuniões com os pais, torneios esportivos e ações de promoção a saúde.

A vice diretora, Lucineide Ferreira, lembrou que o objetivo é envolver o Conselho Escolar em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Escola Natalina Costa em 2005, foi 2,3 e de 2007 3,8. Eles revelam que a escola conseguiu superar a projeção de 2009 que seria de 3,2 e bater a projeção de 3,8 para 2011.

O Ideb é o indicador que mede o desempenho do estudante em avaliações e em taxas de aprovação. É a partir da análise dos indicadores que o MEC oferece apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino.