Inscrições para o seminário da Escola Nacional de Circo são gratuitas
A Escola Nacional de Circo (ENC), instituição vinculada à Fundação Nacional de Artes (Funarte), irá realizar, no dia 4 de novembro (quarta-feira), das 9h às 17h, o seminário Desafios e perspectivas para formação em Artes do Circo. Entre os temas a serem debatidos estão História da Escola, Experiências Formativas e Construção do primeiro Curso Técnico em Arte Circense. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail visitacaoenc@gmail.com.
Durante o evento, haverá o lançamento da Chamada Pública Laboratório ENC (leia mais ao fim da matéria) e do blog da escola. Haverá também intervenções artísticas de alunos da Escola na abertura e no encerramento do Seminário. O Programa Laboratório ENC será apresentado pelo diretor da escola, Carlos Vianna, e pela chefe de divisão pedagógica da escola, Ana Vasconcelos. O blog da Escola Nacional de Circo terá como finalidade divulgar as atividades realizadas pela ENC e também informações sobre o Curso Técnico em Arte Circense, aproximando o público externo do trabalho desenvolvido diariamente na Escola.
Estarão presentes à abertura o presidente da Funarte, Francisco Bosco, o diretor do Centro de Artes Cênicas da instituição, Leonardo Lessa, e a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do MinC, Juana Nunes.
Do debate sobre Experiências formativas participarão representantes de espaços de formação em circo de diferentes regiões do país, entre eles: Fátima Pontes, Escola Pernambucana de Circo – Recife/PE; Sergio Oliveira, Escola de Circo de Londrina – Londrina/PR; Maneco Maracá, Escola de Circo Laheto – Goiânia/GO; Rogério Sette Camara, Spasso Escola de Circo – Belo Horizonte/MG; Anselmo Serrat, da Escola Picolino – Salvador/BA; Richard Riguetti, Grupo Off-Sina – Rio de Janeiro/RJ, além da pesquisadora Erminia Silva, Unicamp – Campinas/SP.
Também participarão do Seminário o coordenador de Circo da Funarte, Marcos Teixeira, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Bruno Gawryszewski, um dos responsáveis pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico da ENC, e a pesquisadora Alice Viveiros de Castro.
Com essas ações, a Escola Nacional de Circo se reafirma como espaço de reflexão, pesquisa e experimentação nas Artes do Circo, proporcionando um diálogo entre os alunos, professores e artistas.
Sobre a Chamada Pública Laboratório ENC
O programa tem entre seus objetivos normatizar ações já realizadas pela Escola Nacional de Circo ao longo de sua história, dando maior visibilidade e transparência; consolidar a Escola como espaço de reflexão, experimentação e pesquisa nas Artes do Circo; e proporcionar à comunidade circense práticas e experiências formativas que dialoguem com as diferentes perspectivas da arte contemporânea. Nesse sentido serão fomentados projetos de ocupação, residências artísticas e intercâmbios, todos realizados dentro da Escola Nacional de Circo.
Informações: laboratorioenc@funarte.gov.br ou (21) 2504-5320
