Em homenagem ao Dia de Folclore, comemorado no mês de agosto, alunos do 1° ao 9° ano da escola municipal Donizetti Calheiros, localizada no Tabuleiro do Martins, em Maceió, realizaram apresentações de danças, cartazes, quadrinhos, trava-línguas e contos. Além de prestigiar e participar das apresentações culturais, os estudantes retrataram a identidade social do povo brasileiro, que é passada de geração a geração.
De acordo com Luciene Bezerra, professora de informática, o projeto teve como finalidade resgatar o folclore, permitindo aos estudantes conhecerem mais sobre a sua cultura. “Todas as disciplinas trabalharam o tema de diversas maneiras, o que possibilitou uma maior participação dos alunos na escola”, afirmou.
“Quando o povo esquece as suas tradições, perde sua identidade. Precisamos estar sempre estudando e comemorando as manifestações folclóricas, para manter vivas as nossas tradições culturais. Caso contrário, elas caem no esquecimento”, afirmou a vice-diretora da escola, Maralucia Pereira.
Os estudos sobre os costumes e as tradições populares foram feitos durante todo o mês de agosto. A partir de leituras de texto e pesquisas, os alunos conheceram um pouco mais da história brasileira, e as apresentações culturais foram o ponto alto dos trabalhos realizados em sala de aula.
“Utilizamos métodos diferentes em sala de aula durante este mês, explorando temas culturais diversos. Com isso, nós tivemos a oportunidade de aprender sobre danças e canções que não conhecíamos. As aulas de dança também contribuíram para unir as turmas, melhorando a nossa convivência em sala de aula, com os alunos interagindo mais”, afirmou a aluna do 8º ano, Maria Eduarda.
