Depois de um desfile pelas principais ruas do conjunto residencial Graciliano Ramos, realizado na tarde da última quinta-feira (3), os alunos da Escola Estadual Geraldo Melo deram continuidade nesta sexta-feira (4) às atividades do 4º Gerarte – evento artístico que tem como objetivo levar à comunidade os trabalhos culturais desenvolvidos pelos estudantes da unidade de ensino sobre a temática da mitologia dos povos antigos. As ações também acontecem neste sábado (5) a partir das 14h, em frente à pra central do conjunto.
Durante o desfile, alunos percorreram as ruas do conjunto caracterizados como figuras mitológicas, a exemplo de Thor, deus do Trovão na antiga cultura escandinava. Agora, as apresentações serão na praça. “Cada tenda representa um tipo de mitologia ou etnia, de acordo com o tema que cada turma recebeu para desenvolver”, explicou o professor Ivanildo Marques, que leciona Inglês. Segundo ele, o trabalho vale uma pontuação, que vai de 0 a 15 pontos.
Esmero na produção- Os alunos se empenharam na pesquisa acerca das civilizações escolhidas para o evento e capricharam na produção.
Para a turma do 3º Ano “C”, que pesquisou sobre o Egito, foi um prazer desfrutar dos segredos do faraó. “O antigo Egito tem uma mitologia cheia de mistérios, ligados à criação, aos mitos da destruição e da vida”, afirmou o aluno Alisson José, enquanto
preparava um sarcófago, que seria usado como adereço para apresentação do trabalho. “De dentro desse caixão deverá sair uma múmia”, acrescentou.
Já na tenda da Mitologia Chinesa, a aluna Gabriela Rezende, de 16 anos, preparava os últimos detalhes para a apresentação do trabalho ao público. No outro lado, Vanessa de Lima, de 17 anos, dava os últimos retoques na montagem da tenda sobre Mitologia Brasileira. “Escolhemos os índios brasileiros, nossos primeiros habitantes, para mostrar a força da mitologia do Brasil”, explicou a aluna do 2º Ano “B”.
Na tenda ao lado, Lenira Xavier, de 19 anos, e Jonathas Cassio dos Santos, de 16 anos, preparavam o cenário da Mitologia Mesopotâmica. “Construímos um templo, baseado em informações que colhemos em livros e na internet sobre a Mesopotâmica”, informou Jonathas.
Além da mitologia e dos principais mitos das civilizações, os alunos pesquisaram também sobre etnias. As tendas que exploravam esses temas tinham os três principais grupos étnicos que foram a base da miscigenação brasileira: os índios, os brancos e os negros. “Vivemos uma mistura de raças e culturas, por isso o brasileiro é um povo tão interessante e diversificado”, comentou a aluna Vanessa de Lima, de 17 anos.
Para a diretora-adjunta da Escola Geraldo Melo, Carla Marinho, o evento deu trabalho, mas foi compensador por conta da receptividade da comunidade. “O importante é que o evento atingiu o seu objetivo, que é o repasse de valores morais e éticos para as novas gerações, além, é claro, de ter divertido e animado os moradores do conjunto”, afirmou.
