Para comemorar seus 80 anos de existência a Escola Estadual Gabino Besouro, fundada no ano de 1931e sediada na histórica Penedo, realizou no último final de semana um chá festivo para reunir ex-professores e alunos que passaram pela unidade pública de ensino que há gerações renova os anseios de seus profissionais e forma cidadãos para enfrentar os desafios de uma sociedade corrompida por um sistema educacional falho e deficiente.
Com as marcas do tempo em sua estrutura física, mesmo tendo sido reformada na gestão do ex-governador Ronaldo Lessa, a escola tem motivos suficientes para comemorar suas Bodas de Carvalho, com as merecidas homenagens a uma atualizadíssima octogenária.
Idealizado pela vice-diretora Maria Cristina, a idéia não só agradou como emocionou diversas professoras que durante o evento lembrou-se de anos passados onde tudo era diferente, inclusive o respeito para com os educadores que atualmente tem se transformado em multiprofissionais diante do caos social que é imposto principalmente pelas drogas que dilaceram lares e invadem as escolas públicas de todo o país.
Durante o encontro, novos funcionários da escola puderam conhecer antigos servidores da unidade de ensino. Serviçais, professores, diretores, alunos e pais se confraternizaram e lembraram, a exemplo da professora Maria Pureza Torres, nomes como o do ex-governador Moacir Andrade e da atual coordenadora de ensino da região, Cleide Cerqueira, ambos, ex-alunos do Gabino Besouro.
O poeta e escritor Antonio dos Santos, o conhecido ‘Toinho Pescador’, que também foi aluno da escola, não escondeu o seu conhecimento sobre a unidade de ensino e em forma de poesia mostrou aos novos educadores, funcionários e alunos que quem não tem passado não pode dar presente. Para finalizar o evento a professora Cristina exibiu através de data show um belo documentário sobre a Escola Estadual Gabino Besouro e convidou os participantes a se servirem no variado cardápio preparado especialmente para o encontro.