Jovens tem a oportunidade de despertar suas potencialidades
A função da escola é, sobretudo, formar o cidadão pleno e consciente do seu papel na sociedade. Sendo uma organização social e cultural, é no espaço escolar que o jovem tem a oportunidade de despertar suas potencialidades, se preparar para a vida e se qualificar para o mercado de trabalho. O Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, localizada no município de Santana do São Francisco, procura passar todas essas noções desde os primeiros anos das séries iniciais.
Claudene Barbosa Silva, professora polivalente do 1º ano do ensino fundamental do Mathias Barroso, desenvolve durante todo o ano letivo projetos que buscam elevar a autoestima do aluno e desenvolver potenciais e habilidades em toda a turma. Um dos projetos de destaque é a “Saúde começa pela boca”, em que os alunos aprendem a forma correta de escovar os dentes.
A professora Claudene afirma que, além do material escolar, os alunos trazem na mochila escova de dente. “Nossa primeira atividade do dia é a escovação dos dentes. Oriento os alunos a forma correta de se escovar os dentes e a importância para sua saúde como um todo. Afirmo que toda vez que acabar de comer devemos escovar os dentes e que não podemos abusar dos doces que causam cárie e outros males. O resultado é impressionante”, disse a professora.
As aulas com a turminha do 1º ano, composta por 20 alunos com uma média de seis anos de idade, ultrapassam os muros da escola. A professora leva as crianças ao supermercado onde eles têm aulas de matemática e ciências de forma prática. “Eles fazem lista de compras, calculam os preços das mercadorias e diferenciam os alimentos mais saudáveis dos menos saudáveis. Eles sabem que uma alimentação adequada deve ser composta de muitas frutas, legumes e fibras. Essas experiências eles levam para casa”, declara satisfeita Claudene.
O Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso é uma referência na região. Os pais procuram a equipe diretiva para parabenizar os profissionais, sobretudo o corpo docente. A unidade escolar oferta do 1º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O número de aprovação em concursos vestibulares é um dos mais altos da região do Baixo São Francisco. A professora Claudene reforça a ideia de que as primeiras séries do ensino fundamental são a base para toda a vida acadêmica do aluno. “Procuro mostrar a eles a importância da educação para sua vida futura. Uma vez por semana percorremos as ruas da cidade para eles conhecerem a geografia da região e valorizar suas raízes. Isso eleva a autoestima e autoconfiança do jovem”, revelou a professora.
Como atividade de final de ano, a turma de Claudene apresentou uma síntese de tudo que foi desenvolvido em sala de aula durante todo o ano letivo. Um dos destaques foi a apresentação do Maracatu pelos alunos. “Esse projeto ocorreu no mês de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra. Procuramos mostrar a importância da cultura africana para a formação da identidade do povo brasileiro. Foi também uma forma de acabar com preconceitos e despertar no jovem o respeito e a tolerância para qualquer tipo de diferença, seja racial, religiosa ou de gênero. Fico feliz em afirmar que na minha turma não há espaço para bullying”, frisou a professora.
