×

Alagoas

Escola do Cepa promove projeto para evitar desperdício

O meio ambiente é fonte de vida para o ser humano, que dele extrai seu alimento, sustento e sobrevivência. Ainda assim, a natureza é constantemente agredida pela humanidade, que, por meio da poluição, desmatamento e descarte inadequado de resíduos, coloca em risco os recursos dos quais tanto precisa. Pensando nisso, a Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, iniciou projeto para evitar o desperdício e otimizar o uso dos seus recursos naturais.

Várias iniciativas de incentivo à sustentabilidade puderam ser conferidas na Mostra Científica realizada pela instituição esta semana. Intitulado ‘Meio Ambiente, Meu Ambiente’, o evento reuniu 66 trabalhos de estudantes dos ensinos fundamental e médio.

“Percebemos que havia muito desperdício entre os nossos alunos e, por isso, escolhemos o meio ambiente como tema de nossa mostra, como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação. E fizemos questão de que todos os trabalhos fossem produzidos com itens reaproveitáveis”, conta a diretora Mirtes Correia.

Desperdício

Os estudantes Álvaro Brandão, Esther Fernanda, Karoline Camilo e Larissa Keenely, todos da 2ª série do ensino médio, fizeram um estudo sobre o desperdício existente na escola. Eles descobriram que o mesmo não só traz prejuízos financeiros, mas, também, à saúde.

“Percebemos que após a merenda muitos alunos não devolviam os pratos e talheres de plástico para serem lavados, mas os jogavam fora. Algumas vezes, estes itens eram descartados no banheiro, o que fazia com que os mesmos fossem contaminados com bactérias e inviabilizados para servir comida”, conta Esther.

O número de pratos e copos plástico quebrados pelo descarte indevido fez com que a unidade de ensino adquirisse novos itens de duas a três vezes ao ano, procedimento que só deveria acontecer uma vez. “Além disso, estes recipientes podem servir de criatório para o mosquito da dengue. Por isso, mesmo após a Mostra, daremos continuidade a este trabalho de conscientização com os alunos para mostrar que cada item da escola é também um patrimônio deles”, adianta Álvaro.

Os pratos e copos quebrados foram reaproveitados como porta-lápis e caqueiras plásticas. O grupo também criou um site onde apresenta mais detalhes sobre o projeto: http://branalv.wixsite.com/sustentaplastico.

Criatividade

Durante a Mostra, os alunos esbanjaram criatividade para expor projetos de otimização de recursos. Foi o caso dos alunos da 3ª série do ensino médio Tiago Simão, Isaac Bruno, João Gabriel Alves e Arthur Tenório, que desenvolveram ferramentas que funcionam à base da energia solar.

Os alunos desenvolveram um fogão sustentável e lâmpadas que podem ser aquecidas pelos raios de sol. “O fogão possui placas de vidro na arte superior e forro de papel alumínio e papelão na inferior e, com o calor retido, é possível cozinhar um alimento em um prazo de quatro horas. No caso das lâmpadas, o calor é retido nas placas fotovoltaicas que transmitem essa energia paras baterias, as quais fazem com que as lâmpadas durem até seis horas acesas”, explica Tiago.

Dentre outros temas abordados na mostra, estiveram ainda o uso medicinal de plantas encontradas na escola, a exemplo de capim santo, cidreira e hortelã, e a construção de um carrinho elétrico.