“Aqui, todos me ajudaram muito. Cheguei no 1º ano do Ensino Fundamental e os professores acompanhavam constantemente o nosso desempenho em sala de aula, nos incentivando e cobrando sempre o melhor de nós”. A declaração do ex- aluno Pedro Paulo Ferreira, recém-aprovado no curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, reflete o cotidiano da Escola Estadual Padre Aurélio Góes, em Junqueiro.
A aposta no fortalecimento e acompanhamento pedagógico rendeu a aprovação de 41 alunos em vestibulares para instituições de ensino superior, 31 destes para a Ufal. O trabalho fez também com que a escola aumentasse sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação (MEC), alcançando em 2009 uma meta projetada apenas para 2019.
A unidade contabiliza alunos aprovados em universidades públicas e particulares para cursos como Computação, Direito, Enfermagem, Educação Física e Matemática, entre outros. Alunos como Marcela da Silva Penedo, estudante oriunda da zona rural de Junqueiro e que conquistou o primeiro lugar de Pedagogia, no campus da Ufal em Arapiraca.
A diretora Aparecida Barbosa conta que a escola faz acompanhamento frequente do seu corpo docente e, apesar dos métodos tradicionais de ensino, os professores tentam sempre relacionar o conteúdo repassado em sala de aula com fatos atuais e o contexto dos alunos.
A qualidade do ensino também levou a Padre Aurélio Gois a representar Alagoas em um concurso de redação no Senado Federal nos últimos três anos e, em 2009, uma aluna da unidade foi premiada na Olimpíada de Língua Portuguesa promovida pelo MEC.
“A confiança na qualidade da escola é tamanha que os nossos professores matriculam seus filhos aqui. Resultados como o que obtivemos nos vestibulares mostram o comprometimento do corpo docente e nos motivam a fazer nosso trabalho ainda melhor”, afirma a diretora, que também destaca a importância da parceria com o município de Junqueiro nas atividades da escola.
Ana Paula Carvalho, coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), responsável pelas escolas região, destaca o bom desempenho da unidade na última avaliação do Ideb, quando a escola obteve a segunda melhor nota do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental junto às escolas da rede pública estadual.
“Em 2009, a escola alcançou a pontuação de 4,8 no Ideb, uma meta que estava projetada apenas para 2019, ou seja, um resultado dez anos à frente do esperado. Atribuímos este desempenho ao acompanhamento pedagógico que a unidade realiza junto aos seus professores, como também ao seu compromisso junto à comunidade do município”, frisa a coordenadora.
Inspiração – Dentre os alunos da escola aprovados no PSS 2011 da Ufal, a jovem Jackciele Santos chama a atenção pela determinação nos estudos. Filha de uma auxiliar de limpeza e de um agricultor, a jovem mora em uma área de difícil acesso no povoado de Laranjeiras, que fica a 18km da escola.
“Tinha dias que o ônibus levava uma hora para chegar e, mesmo cansada, nunca desisti. Os meus professores estavam sempre aptos a nos incentivar e nos ajudar e, por isso, inspirei-me neles e na minha primeira professora ao escolher cursar Pedagogia”, relata a jovem, que vai estudar no campus Arapiraca.
A estudante conta que seus professores também lhe inspiraram na escolha de sua futura profissão de pedagoga. “Minha madrinha, que foi minha primeira professora e a equipe da Padre Aurélio Góes serviram de referência para que eu optasse pelo curso de Pedagogia na hora do vestibular”, comenta