×

Alagoas

Escola de Governo capacitou mais de 1 servidores em 2016

Mesmo diante de um cenário de crise e de contenção de gastos, o Governo de Alagoas tem conseguido capacitar os seus servidores com o auxílio de cursos de excelência e de uma capacitação continuada. Que o diga os números da Superintendência da Escola de Governo de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que realizou uma reunião para apresentar os números gerais do ano letivo de 2016 da instituição. Mais de mil servidores foram qualificados neste ano.

O momento, direcionado aos representantes dos Recursos Humanos (RHs) e Superintendências de Valorização de Pessoas (SVP) de órgãos e secretarias do Poder Executivo alagoano, foi conduzido pela superintendente da Escola de Governo, Andrea Holanda. Ela fez uma retrospectiva das ações realizadas pela instituição durante o ano.

“É sempre importante pontuar o que aconteceu de relevante durante o período letivo. A Escola de Governo vem passando por um trabalho de reformulação e isso já é sentido entre os colaboradores que fazem parte da administração pública local. Estamos fazendo esse momento para que, de maneira clara, todos os números da Escola de Governo sejam divulgados”, explica a superintendente.

Conforme os números da superintendência, somente em 2016, mais de 1.400 servidores foram capacitados pela instituição. Esse total de alunos/servidores foi dividido nos 60 cursos ofertados nos dois semestres da Escola.

E quem aproveitou o espaço para parabenizar e sugerir ações à Escola foi coordenadora do setor de Qualificação do Servidor, da Secretaria de Estado da Saúde, Milene Mendes. Para ela, a nova postura da instituição frente aos servidores alagoanos tem possibilitado a qualificação do funcionalismo público, como também tem flexibilizado e melhorado os serviços ofertados pelo Governo.

“A mudança é notória e isso, de fato, é muito positivo. Hoje, nós gestores dos setores de Valorização das secretarias e órgãos, percebemos que a Escola de Governo é referência para a capacitação dos servidores. Cada vez mais, a demanda dos próprios colaboradores tem crescido quando analisamos os cursos ofertados pela Egal. Só temos que parabenizar toda a equipe pelo trabalho que vem sendo feito e, principalmente, pelas ações que estão sendo pensadas para os próximos anos”, conta a servidora.

Continuidade

Além de discutir o que foi feito em 2016, a ocasião ainda foi utilizada para pontuar quais são as perspectivas para o próximo ano, bem como para explicar como será o plano de desenvolvimento e capacitação de 2017.

“Estamos pensando fora da caixa. É um trabalho longo e contínuo com os RHs, que são o elo entre a Escola de Governo e os servidores. Todos os cursos ofertados visam o aperfeiçoamento do servidor, melhorando a atividade que ele desenvolve na sua secretaria ou órgão, além de oferecer carga horária para sua progressão no serviço público. Por isso, vamos construir toda a proposta de ensino em parceria com eles e, principalmente, ouvir as sugestões e críticas de todo o funcionalismo público”, explica Andrea.

Para o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, o principal objetivo da Escola é fazer com que o servidor público tenha um aperfeiçoamento técnico de qualidade. Ele explica que, apesar das dificuldades, a gestão de Renan Filho tem priorizado a capacitação dos servidores, bem como a valorização do funcionalismo local.

“Nosso propósito é melhorar a produtividade e a eficácia da Administração Pública estadual, seja por meio da gestão de processos ou pela capacitação contínua de nosso pessoal. Estamos investindo na Escola de Governo de Alagoas e a meta de 2017 é qualificar ainda mais os servidores públicos alagoanos. No fim, quem ganha com isso é o cidadão, que passa a contar com um serviço público de melhor qualidade”, finaliza Teixeira.