×

Alagoas

Escola de Conselhos e Estação Juventude recebem profissionais


Os profissionais que irão atuar nas unidades itinerantes da Estação Juventude e na Escola de Conselhos assinaram contrato com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos nesta segunda-feira (9), no gabinete da secretária interina Nadja Lessa.

O Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Tutelares do Estado de Alagoas – Escola de Conselhos trabalha na capacitação continuada dos agentes envolvidos na efetivação de direitos, em especial os conselheiros tutelares. A formação começa abrangendo todos os conselheiros tutelares e 50% dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos de Direitos.

Para as unidades itinerantes da Estação Juventude, assinaram contrato três profissionais selecionados para a unidade urbana e três escolhidos para o campo. A equipe contratada conta com um coordenador adjunto, um assistente e um educador que serão capacitados para disponibilizar informações, orientações e atividades que possam ampliar o acesso dos jovens a programas, serviços e ações que visem a garantia de seus direitos.

“A viabilidade deste acesso se dará através de um micro-ônibus adaptado, dotado de instrumentos e tecnologia”, explicou a superintendente de Políticas Públicas para a Juventude da secretaria, Gabriela Sampaio, que participou do ato.

Ao desejar boas-vindas aos profissionais, a secretária interina Nadja Lessa disse que iniciativa reflete o comprometimento da secretaria em criar redes de prevenção e enfrentamento da violência para os jovens em Alagoas, bem como de promover a capacitação dos conselheiros tutelares e de direito. “O Governo do Estado, em parceria com o governo federal, dá mais um passo em direção à capacitação da rede de atendimento aos jovens e às crianças”, afirmou.

O Programa Estação Juventude, parceria com o governo federal, tem a finalidade de promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio dos equipamentos públicos. Serão oferecidas informações sobre programas e ações, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de buscar os melhores caminhos para sua formação.