A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), equipamento da Prefeitura Municipal de Aracaju, gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), passa por um momento de expansão. A novidade é que a unidade alcançará novos pólos, como a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, e acrescentará à sua grade curricular novos cursos e oficinas.
Entre os novos cursos ofertados, em mais de 900 vagas pela EOAVT, estão os de pintura, fotografia e desenho. A instituição, que já ofertava o ensino da música e das artes cênicas, agora, passa a ofertar as artes visuais. Além disto, a escola de artes também amplia a quantidade de locais em que os cursos serão realizados. O objetivo é manter o compromisso da gestão municipal em expandir o acesso aos cursos da Escola de Artes e, consequentemente, fazer com que a oferta, de fato, chegue à população de toda a cidade, democratizando o acesso à produção artística.
Além dos mais de 30 cursos fixos, a Escola de Artes também realizará oficinas especiais durante o período letivo deste segundo semestre. A exemplo das oficinas de audiovisual, literatura e elaboração de projetos culturais, como explica o presidente da Funcaju, Luciano Correia.
“Depois de dois anos de pandemia em que a Escola de Artes funcionou num sistema híbrido, entre presencial e online, estamos retomando nossas atividades com toda força e com novas linguagens artísticas, a exemplo de Artes Visuais, Fotografia e Audiovisual, além da expansão de algumas ofertas para a Biblioteca Ivone de Menezes, no Augusto Franco. Outra novidade é a incorporação da linguagem de Circo, enriquecendo ainda mais as linguagens das artes cênicas.”