Reunidos neste final de semana, a presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, o diretor interino, Sérgio Maestro, professores e demais colaboradores da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da fundação, discutiram as mudanças estruturais e metodológicas da unidade, que neste segundo semestre passa a oferecer aos alunos uma nova estrutura pedagógica.
Com o intuito de aperfeiçoar a aprendizagem na área da dança, música e artes será ampliada com a inclusão da extensão artística das oficinas, com espetáculos a partir da formação em todas as áreas. Segundo Sérgio Maestro, essa expansão fomenta o surgimento de novos grupos e a cena cultura de forma geral.
De acordo com a nova proposta, a escola apresentará cinco núcleos principais de extensão composto por orquestra de câmara, teatro, dança, canto coral e um projeto voltado para atividade social, que abrange escolas municipais em áreas carentes. Além disso, serão ofertados 28 cursos divididos em módulos iniciantes e intermediários.
“Os cursos passam por uma padronização pedagógica, que servirá como base para toda metodologia que a escola desenvolver no futuro. O objetivo é que o aluno ganhe conhecimento teórico e tenha estímulo artístico, com uma gama de espetáculos e concertos que fomente a cultura do Estado”, fala o diretor.
A reforma também anseia trazer maior formação teórica como base, principalmente para alunos da rede pública, que funcione como curso preparatório para quem deseja entrar na graduação de música da Universidade Federal de Sergipe.
“Essas mudanças vão ser essenciais também para dar visibilidade a esse alunado, ao que ele desenvolve na escola e mostrar a comunidade quais os resultados desta aprendizagem”, explica o maestro Álvaro Santos, que será o responsável pela orquestra de câmara. A orquestra será dividida em níveis, contemplando crianças, adultos e a melhor idade.
Já Aglaé Fontes reassalta que as mudanças na estrutura pedagógica são imprescindíveis para o crescimento educacional, além de garantir o aprendizado de forma mais completa. “A maior preocupação é que a Escola de Artes Valdice Teles, que tem 30 anos de história, amplie e possa atingir o maior número possível de pessoas nas mais diversas expressões artísticas, com uma aprendizagem mais significativa”, diz.
Inscrições
As inscrições para alunos da casa acontecem de 20 a 24 de julho, e para alunos novos entre os dias 27 e 31 de julho, onde os interessados deverão comparecer munidos com documentos de identidade e CPF originais, 01 foto 3×4 e o pagamento da taxa de R$ 25,00, sendo garantido aos servidores municipais a isenção da taxa. Para mais informações o interessado deverá entrar em contato através do telefone (79) 3211-6913.
