×

Alagoas

Escola Cyro Accioly inicia formação de Braile para professores da rede pública

Curso objetiva proporcionar ao deficiência maior interação e aprendizagem

Sessenta professores da rede pública estadual e municipais estiveram nesta sexta-feira (22) na Escola Cyro Accioly, no Centro de Maceió, para o início do Curso de Braile, formação que tem como objetivo capacitar educadores para trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência visual. Totalmente prático, o curso terá duração de três meses e será ministrado na própria escola, todas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.

A gerente de educação especial da rede pública estadual, Sílvia Campos, apontou a importância do curso para alunos com deficiência visual. “Por meio do método braile, ele terá acesso a todo conteúdo desenvolvido em sala de aula, proporcionando maior interação e aprendizagem”, destacou. Ela informou que todas as salas de recurso tipo dois possuem os equipamentos necessários para produção desses materiais.

O coordenador do curso, Walter Simões, conta que, devido à grande procura este ano, foram priorizados os docentes que já trabalham com esse público. “Mas há uma previsão de ampliação desta oferta para o próximo ano”, adiantou.

Inclusão social

A superintendente de Políticas Educacionais da rede pública estadual, Claudiane Pimentel, declarou que a realização desta ação visa subsidiar também a efetivação de propostas de políticas pedagógicas de promoção à inclusão, de forma a ampliar o número de profissionais aptos a trabalhar com estudantes com deficiência.

Claudiane lembrou que essa semana foi marcada por diversas ações voltadas para as temáticas de inclusão e direitos humanos na rede estadual. “Na última quarta-feira (20) foi realizado o primeiro módulo de curso de direitos humanos, diversidade e gênero, uma parceria entre a educação estadual e a Universidade Federal de Alagoas. No mesmo dia, teve início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, a Abrace, que prossegue até o próximo dia 31 com diversas ações para a inclusão de pessoas com deficiência e que conta com participação de diversas entidades”, enfatizou.