×

Cultura

Escola Arte Fato lança projeto itinerante

Projeto itinerante da Escola Arte Fato foi lançado no hall do Theatro Sete de Setembro, em Penedo

Seis bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na cidade de Penedo, município situado na região do Baixo São Francisco alagoano, foram selecionados para receber o projeto itinerante da Escola Arte Fato. A proposta da organização não governamental é levar teatro, música e literatura para escolas públicas e comunidades de baixa renda, lançamento realizado na noite desta terça-feira, 21, no hall do Theatro Sete de Setembro.

Idealizado, produzido e coordenado por Cláudia Helena Tavares e Lúcia Prata, a ação desenvolvidas em dois eixos – Café Literário do Penedo Itinerante e Circuito Lítero Musical – começa na comunidade mais antiga do município ribeirinho. Tradicional reduto de famílias de pescadores, o bairro Santo Antônio, popular Barro Vermelho, é o ponto de partida do trabalho a ser iniciado no próximo sábado, 25.

Durante o lançamento da iniciativa cultural que também visa instigar a formação de consciências cidadãs, mais participativas e atuantes, Cláudia Helena explicou que o projeto não se limita a promover espetáculos teatrais. “Um dia antes da apresentação, a gente realiza uma oficina de teatro pela manhã e promove um debate sobre Cecília Meireles”, explicou a atriz, citando a escritora que tem obra adaptada ao trabalho da Escola Arte Fato.

Lúcia Prata lembrou que o projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e foi selecionado em edital do Banco do Nordeste. Como a idéia do lançamento era celebrar as conquistas e compartilhar informações com representantes das escolas e bairros selecionados, Lúcia Prata lamentou a ausência de lideranças comunitárias e diretores da unidades de ensino. Apenas a Escola Municipal Freitas Melro enviou representante e somente uma pessoa do bairro Santo Antônio compareceu ao lançamento do projeto.

Apesar da pouca presença de público, quem foi ao Sete de Setembro conheceu a proposta e ainda acompanhou a apresentação de um grupo de jovens alunos da Escola Arte Fato, que deram uma mostra das mudanças que as manifestações artísticas são capazes de promover.