Skip to content

Escadas rolantes demandam cuidados e respeito às sinalizações para evitar acidentes fatais, explica Corpo de Bombeiros

  • Home
  • Sergipe
  • Escadas rolantes demandam cuidados e respeito às sinalizações para evitar acidentes fatais, explica Corpo de Bombeiros

Blog

Escadas rolantes demandam cuidados e respeito às sinalizações para evitar acidentes fatais, explica Corpo de Bombeiros


Embora as escadas rolantes otimizem o deslocamento entre pavimentos de grandes estabelecimentos comerciais, é preciso seguir recomendações técnicas e de segurança para evitar acidentes, que podem ser fatais. Diante dos riscos, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) reuniu recomendações de segurança para evitar acidentes com escadas rolantes.

Dentre os cuidados recomendados pelo CBMSE, está o de observar as sinalizações que estão presentes nas escadas rolantes, conforme detalhou o capitão Allan Adson, integrante da corporação. “Em todo equipamento de escada rolante existem símbolos que são de atenção, indicando quais os cuidados que as pessoas devem ter nesses equipamentos”, evidenciou.

Em alguns estabelecimentos comerciais onde há grande fluxo de pessoas, junto às escadas rolantes há totens – painéis verticais explicativos – com informações sobre o acesso a esses equipamentos. “Descrevendo quem pode usar as escadas rolantes e explicando quais são as formas ideais de utilização desses equipamentos”, complementou o capitão Allan Adson.

É importante destacar ainda que as orientações envolvem as condições físicas das pessoas aptas à utilização das escadas rolantes, assim como descreveu o capitão. “Não é aconselhável o uso desses equipamentos por pessoas idosas, com dificuldade de mobilidade e para transporte de crianças em carrinhos de bebês”, informou.

Também não devem utilizar as escadas rolantes pessoas que fazem uso de cadeira de rodas. “Ou que estejam transportando equipamentos e bolsas maiores. Em todos os casos cujo uso da escada rolante não seja recomendado, é aconselhável a utilização do elevador ou ainda da escada convencional”, acrescentou o capitão Allan Adson.

Casos de acidentes

Se houver algum acidente envolvendo as escadas rolantes, o capitão destacou que é preciso acionar as equipes de segurança e atendimento do próprio estabelecimento comercial e também o Corpo de Bombeiros. Há também o mecanismo de parada. “Nesses equipamentos existe o botão de pânico que, geralmente, fica na parte inferior da escada rolante”, orientou.

Ao acionar o botão de pânico, automaticamente a escada rolante terá o funcionamento interrompido. “Presenciando um acidente com escada rolante, as próprias pessoas podem acionar o botão de pânico para que a escada rolante cesse o seu funcionamento”, concluiu o capitão Allan Adson, descrevendo o mecanismo de parada de emergência das escadas rolantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também