Erica de Sena durante a prova olímpica. Brasileira
Depois de receber a prova masculina de 50km, as ruas do Pontal, no Rio de Janeiro, acolheram nesta sexta-feira (19.08) as mulheres que disputaram os 20 km da marcha atlética. A brasileira Erica de Sena, 31 anos, começou a prova bem, marchou a maior parte no primeiro pelotão, e no fim cruzou a linha de chegada na sétima colocação, com o tempo 1h29min29s – melhor desempenho de uma atleta brasileira na prova.
“Infelizmente, não foi o resultado que eu queria. É um resultado inédito para o Brasil, pois nunca uma mulher brasileira terminou em sétimo nos Jogos Olímpicos, mas busquei até o fim um resultado melhor”, avalia Erica de Sena.
O título olímpico foi conquistado pela chinesa Hong Liu, com 1h28min35s. O segundo lugar ficou com a mexicana Maria Guadalupe Gonzalez, 1h28min37, e o bronze com a chinesa Xiuzhi Lu, 1h28min42s. Outra brasileira na prova foi Cisiane Lopes. Ela terminou em 49ª, com o tempo de 1h38min35s.
Foi a primeira participação olímpica de Erica de Sena. A atleta conta no currículo com uma medalha de bronze no Mundial de Atletismo, em Roma. Ela herdou o pódio depois da chinesa Hong Liu ser pega no doping. Erica tinha terminado a prova em quarto e subiu uma posição. Na avaliação da marchadora, a prova olímpica foi diferente.
“É a minha primeira Olimpíada. Foi uma prova totalmente diferente do que estou acostumada. Normalmente a prova de 20km feminino começa com um ritmo forte. Na prova de hoje saímos em ritmo fraco e no final o ritmo foi intenso, dos 15 até os 20km. Infelizmente, eu não consegui acompanhar elas”, conta.
Com o termino da participação olímpica, a pernambucana projeta o próximo desafio. “No próximo ano temos o Mundial (em Londres). Prova muito importante e vou treinar forte para melhorar o meu resultado”, disse.
