×

Alagoas

Equoterapia visa estimular a reinserção de adolescentes socioeducandos

Projeto busca estimular a responsabilidade, o cuidado e o afeto nos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Como forma de estimular a responsabilidade, o cuidado e o afeto nos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou, na última sexta-feira (23), o projeto de Equoterapia, na Unidade de Internação Masculina Extensão (Uime).

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes.

Segundo a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos, a interação com os animais é de suma importância para a socialização dos adolescentes.

“Esse contato faz com que os adolescentes aflorem o senso de responsabilidade, cuidado e afeto. Este é um projeto-piloto que está em fases de testes, mas que, com a aceitação dos adolescentes, será expandido para as demais unidades”, garantiu.

Além da equoterapia, a Sumese já desenvolve outros projetos com interação de animais, dentre eles o Cão Amigo, que ajudou na humanização do ambiente entre servidores e adolescentes.