A Gerência de Fauna, Flora e Unidade de Conservação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) começou, esta semana, o trabalho de mapeamento de píeres inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. O objetivo da ação é localizar as coordenadas geográficas para identificar os proprietários que estão em desacordo com as leis ambientais.
A ação e monitoramento foi iniciada esta semana no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM), com representantes do Conselho Gestor da APA de Santa Rita, que fazem parte das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Maceió e de Marechal Deodoro.
Além do mapeamento dos píeres, foram identificadas construções irregulares em todo o Complexo, desmatamento e supressão de vegetação, além de esgotos clandestinos na área do bairro do Pontal. Nas próximas etapas, os responsáveis deverão ser localizados e notificados.
No caso dos píeres, a maioria identificada pelos técnicos do IMA está fora dos padrões exigidos pelo Termo de Referência do Plano de Manejo da APA de Santa Rita, que determina que eles devem ser flutuantes e estar no formato de “L” ou “T”. Neste caso, os proprietários deverão se adequar às exigências determinadas pelos órgãos ambientais competentes.