Durante toda semana equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), continuam intensificando o trabalho de limpeza nos canais, córregos e açudes. Nesta sexta-feira (1), o trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Rui Palmeira e do seu vice-prefeito Marcelo Palmeira.
No canal do Trapiche da Barra, por exemplo, as máquinas e caçambas da Slum faziam a limpeza no trecho do canal que percorre a Rua Projetada. O grande volume de lixo retirado, composto por sofás velhos, televisão, pneus e até bicicletas, chamou a atenção de quem estava no local.
A ideia dos técnicos da Slum é trabalhar na remoção de lixo e entulhos dos principais canais de toda capital. “Quando vi o pessoal chegando pra fazer a limpeza, me deu um alívio. Fazia mais de um ano que essa limpeza não era feita”, disse a dona de casa Lidiane Pereira Santana. Segundo ela, quando o canal está limpo, a quantidade de mosquito diminui e os filhos dela conseguem dormir melhor.
O prefeito Rui Palmeira também foi ver de perto os trabalhos de limpeza do açude do conjunto Graciliano Ramos na parte alta da cidade, um dos oito açudes que compõe a macrodrenagem do Tabuleiro do Martins.
“É um trabalho importantíssimo que a Prefeitura vem fazendo ao limpar e desobstruir canais, córregos e açudes, como este aqui do Graciliano Ramos. Temos a previsão de chuvas para os próximos meses e é preciso fazer este trabalho preventivo para evitar enchentes e transtorno para a população”, disse o prefeito Rui Palmeira.
A Slum orienta a população a não jogar entulho, principalmente objetos como carcaças de móveis, materiais de construção e eletrodomésticos. Até o inverno, os serviços nesses locais serão intensos. “Essa região da cidade sofreu muito no passado com enchentes. O açude está muito assoreado e é preciso que façamos esta limpeza antes do período chuvoso”, disse o superintendente da Slum, Gustavo Novaes.
