Representantes do Ministério e das secretarias estadual e municipal do Turismo participaram da visita técnica a Rio Largo
Uma comissão formada por representantes do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (Rica), Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) e secretarias municipais de Maceió, Rio Largo, União dos Palmares e Coruripe estiveram na última sexta-feira (27) na Utinga Leão, em Rio Largo/AL. A visita técnica às instalações do Centro Cultural Usina Leão deu continuidade aos trabalhos realizados pela equipe do Ministério do Turismo em janeiro deste ano.
A finalidade da visita ao conjunto arquitetônico restaurado pela Usina Leão se deu devido à inclusão do município entre as localidades que fazem parte do roteiro Civilização do Açúcar – contemplado na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito de Rio Largo Toninho Lins (PSB) e pelo diretor de Relações Institucionais do Brazil Ethanol Participações S/A, Gregório Maranhão.
“Do ponto de vista técnico, o Centro Cultural Usina Leão é perfeito por sua proximidade com a capital Maceió e com o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A maria fumaça restaurada e ativada, a história rica em detalhes, a hospitalidade e a arquitetura dos antigos prédios preservada completa sua vocação natural para o roteiro da Civilização do Açúcar”, explica o coordenador do Rica, Jair Galvão.
Para o prefeito Toninho Lins, Rio Largo tem tudo para desenvolver um turismo de qualidade e diversidade. “Estamos trabalhando para transformar o município em um destino turístico. Neste primeiro ano optamos em melhorar os índices sociais. Em 2010 nosso foco será a infraestrutura e o turismo”, acrescentou.
O objetivo principal do roteiro Civilização do Açúcar é incrementar a atividade turística nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, desviando a já tradicional ênfase nas exuberantes atrações litorâneas da região, para o desenvolvimento de destinos no interior. A estratégia é voltada para a valorização dos aspectos culturais relacionados à histórica produção de cana de açúcar.
A visita contou com a apresentação da banda de fanfarra da Escola Municipal D. Pedro I, do grupo de capoeira Pôr-do-sol dos Palmares e do grupo de teatro da Escola Municipal Marieta Leão.
