
Estudantes chegaram até a etapa regional da competição, representando Alagoas na categoria Cria (ensino médio) – Foto: assessoria
A equipe MacroTech, formada por Pedro Miguel da Silva, Maria Heloisa Ferreira Santos e José Matheus dos Santos Alves, estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Penedo, foi premiada pelo Sebrae como vencedora da etapa estadual do Desafio Liga Jovem 2024 na categoria “Cria”. O evento de premiação ocorreu na sede do Penedo Tênis Clube, com a presença de representantes do Sebrae ligados à Educação Empreendedora.
O grupo apresentou uma proposta inovadora para a produção de um tijolo ecológico feito de plantas aquáticas coletadas no Baixo São Francisco, em Penedo, e de argila da cidade de Santana do São Francisco, em Sergipe. A ideia surgiu no contexto de um projeto de iniciação tecnológica apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e se consolidou para o Desafio Liga Jovem com o incentivo da professora orientadora Elisangela Santos.
Além do troféu, cada integrante da equipe recebeu um voucher de R$ 500,00 em compras. A cerimônia de entrega contou com a presença de Carlos Pires, analista do Sebrae Penedo; Leiliane Lira, gerente da Sala do Empreendedor; Maysa Vieira, analista de Educação Empreendedora; e Luana Vasconcelos, trainee da área.
O tijolo ecológico proposto pela MacroTech é feito com plantas aquáticas (macrófitas) que proliferam no rio São Francisco devido ao esgoto. Essas plantas passam por um processo específico para se tornarem matéria-prima, misturadas à argila para a fabricação dos tijolos, de acordo com padrões de qualidade ISO e normas da ABNT. A proposta se destaca pelo impacto ambiental positivo e pela possibilidade de reutilização de resíduos, oferecendo uma solução sustentável para a construção civil.
Apesar de não terem avançado para a fase nacional, a equipe tem planos ambiciosos para o futuro do projeto. Segundo a professora Elisangela, já foi solicitado o registro de patente do biotijolo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFAL. Essa patente pode garantir à equipe direitos exclusivos sobre o desenvolvimento, incentivando novos investimentos e parcerias para o produto.
Desafio Liga Jovem e o Espírito Empreendedor
Na segunda edição, o Desafio Liga Jovem reuniu mais de mil estudantes em Alagoas, inscritos em quatro categorias. Os participantes se empenharam em resolver problemas de suas comunidades com soluções inovadoras. Para Maria Heloisa, o desafio trouxe uma nova perspectiva: “Sempre tivemos experiência em projetos de pesquisa e extensão, mas essa competição nos mostrou como agregar viabilidade financeira a um projeto”.
Com o apoio do Sebrae, a MacroTech busca agora parcerias para transformar o biotijolo em um produto comercial viável, oferecendo uma alternativa ecológica e economicamente sustentável para a indústria da construção.


