×

Maceió

Equipe Lei Seca realiza ação educativa em bares de Maceió

Salvar vidas e alertar à população sobre os perigos causados pela mistura de álcool e direção é um compromisso do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL). Com este propósito, foi realizada por meio da equipe da Operação Lei Seca, em parceria com a Polícia Militar, a ação educativa Amigo da vez, em dois bares da capital alagoana.

Com uma recepção bastante calorosa, a equipe da Lei Seca esteve presente nos bares Espetinho da Maria, localizado na Serraria, e no Bicho Lôko, no bairro do Farol, e explicou aos clientes o verdadeiro intuito da ação. O Coordenador da Lei Seca em Alagoas, Tenente Emanuel Costa, esclareceu também que aquela pessoa que estivesse com o seu grupo de amigos na mesa, e fosse ser o motorista da rodada, iria ser submetido ao teste do etilômetro. Caso o resultado confirmasse 0.0 de álcool no organismo, o Amigo da vez ganharia um brinde.

Keno Rocha, de 33 anos, que estava com o seu grupo de amigos e não havia ingerido bebida alcoólica, realizou o teste e destacou a importância das ações educativas promovidas pelo Detran-AL, que ajudam a evitar os riscos de acidentes.

“Já perdi um pai em acidente de trânsito. Toda a população deveria ter consciência que o trânsito é coisa séria, não se pode misturar bebida com direção. Estou aqui com os meus amigos, me divertindo, mas não estou bebendo porque sei que vou dirigir. E são ações como essas que trazem o aprendizado necessário” explicou Keno.

A equipe da Lei Seca contou com o apoio dos proprietários dos dois bares, que permitiram, com boa vontade, que o Amigo da vez fosse realizado em seus estabelecimentos. De acordo com a dona do Espetinho da Maria, Maria Adélia, ela não teve o que pensar quando a perguntaram se a equipe da Lei Seca poderia ir até o seu bar, aceitou com muita alegria e ressaltou que a porta estará sempre aberta.

“Eu me preocupo sempre com os meus clientes. Já aconteceu de clientes deixarem a chave do carro comigo, e eu mandar um dos seguranças e levá-los em casa. A preocupação com o bem-estar de todos que frequentam o meu bar é o principal, quero que venham para se divertir, mas que possuam a consciência de que a vida é o bem mais precioso. Valorizo essa ação educativa e sempre darei o maior apoio”, assegurou a proprietária.

A atividade educativa também teve a presença do deficiente físico, André Cavalcante, que deu o seu depoimento para toda a população que estava presente nos estabelecimentos. André contou sobre as sequelas após um acidente de trânsito, ocasionado por alcoolemia, sofrido há nove anos, no bairro da Santa Lúcia, quando teve dois membros mutilados e hoje se considera um milagre.