×

Meio Ambiente

Equipe do IMA encontra irregularidades em Área de Proteção Ambiental

Durante a ação, cerca de 100 aves silvestres foram resgatadas

A equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no início da semana, nos dias 23 e 25, nos municípios de União dos Palmares, Joaquim Gomes, Novo Lino, Colônia de Leopoldina, Ibateguara e São José da Laje para ação de monitoramento e fiscalização.

Em parceria com a Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do órgão ambiental, os técnicos resgataram animais silvestres em cativeiro, identificaram desmatamento, queimadas e extração mineral sem licença.

Durante a ação, cerca de 100 aves silvestres foram resgatadas, das espécies sabiá, guriatã, papa-capim, mané preto, caboquinho, sanhaço, azulão, galo de campina, curió, sanhaço de palmeira, sibito, craúna, sete cores e bicudo do tabuleiro.

De acordo com Marco Diniz, da equipe da Gefuc, alguns animais que estavam aptos a solturas foram recondicionados em áreas de preservação e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). “Já os animais que não estavam em condições de solturas, foram transferidos para o Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres], no IBAMA”, explicou.

O assessor de APA ainda disse que, em relação a queimadas e desmatamentos constatados na APA de Murici, a assessoria da área dará continuidade ao monitoramento para identificar os responsáveis. “Assim poderemos tomar as devidas providencias”, disse o Marco.