9ª edição da competição é realizada em Maceió e conta com 180 atletas
Cerca de 180 atletas, representando 16 clubes de nove Estados, participaram do 9º Campeonato Brasileiro de Categorias no Nado Sincronizado, encerrado neste domingo (25), na piscina do Colégio Santa Úrsula, no bairro de Jatiuca, em Maceió.
Alagoas participou da competição com 14 atletas de escolas do Centro de Pesquisa Aplicada (Cepa), treinadas pela professora de educação física Erielza Eliodoria Homero. A equipe do Cepa disputou nas categorias infantil e juvenil.
Além de Alagoas e do Distrito Federal, participaram da competição clubes de mais sete Estados: Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
A competição foi aberta na quinta-feira com provas de Figuras, que não apresenta música nem coreografia. São apenas movimentos em que as atletas apresentam elementos obrigatórios, pontuam e levam esta pontuação para as provas com rotinas (coreografias) de solo, dueto e equipe.
Atleta da seleção
Entre as atletas que participaram da competição destaque para Nina Gruzka, que disputa na categoria Senior. Ele fez parte da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado, Medalha de Prata nos Jogos Pan-Americanos de Montreal, no Canadá, em 2011.
O Brasileirão de Categorias no Nado Sincronizado acontece com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos desportos aquáticos brasileiros – e do Bradesco (por meio da Lei de Incentivo Fiscal e Lei Agnelo-Piva ), além do governo federal (Ministério do Esporte), Hammerhead e Sadia.
