![](https://aquiacontece.com.br/wp-content/uploads/2022/12/42155_imagem_chamada_image800x600_crop.jpg)
A primeira missão de visita de acompanhamento da equipe do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do ano de 2012 a Sergipe, para avaliação das obras financiadas pela instituição financeira ao Governo do Estado, obteve resultado satisfatório na opinião dos técnicos do banco.
A inspeção faz parte da rotina do BNDES que, a cada quatro meses, envia ao Estado uma comissão técnica para acompanhamento do Programa Sergipe Cidades, que vai desde as intervenções, planilhas, relação de pagamentos às empresas e prestação de contas, até as visitas técnicas às obras em andamento e também às concluídas e inauguradas.
Em terras sergipanas desde a segunda-feira, 19, os técnicos do BNDES se reuniram com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, o Secretário de Estado da Fazenda, João Andrade e os diretores da Sedurb, Edenilson de Santana Lima e Renata Dantas Mesquita, a fim de discutirem sobre a execução de obras do Sergipe Cidades, bem como assuntos relacionados a novos financiamentos e liberação de recursos para o ano de 2012.
Segundo o gerente do BNDES, Bernardo de Souza Leão Joppert, as expectativas eram de que as ações estivessem dentro da sua normalidade. “O que sempre esperamos nessas missões é que a execução dos serviços siga o cronograma previsto, bem como estejam cumprindo as normas estabelecidas nos contratos. Sabemos que obras de maior porte andam mais rápido que as menores, porém, é necessário manter a celeridade, a fim de que os eventuais problemas possam ser resolvidos, para que possamos liberar mais recursos”, declarou.
Bernardo disse, ainda, que faz parte do trabalho da equipe fiscalizar tudo o que está relacionado ao Programa Sergipe Cidades. “Nosso papel é revisar todo o controle de obras, que vai da documentação até a inspeção às obras concluídas e, ainda, as que estão em andamento. Procuramos organizar todas as informações que nos são repassadas e, a partir disso, verificar o controle de obras, que envolve todo o cronograma, incluindo o percentual de realização de todas elas”, ressaltou.
Visita técnica
Além de visitar obras realizadas pelas Secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, a equipe do BNDES composta pelo gerente Bernardo de Souza Leão Joppert e pelos técnicos Mauricio Cardoso Gelelete e Roberto Neves, destinou dois dias para inspeção das obras executadas pela Sedurb, dentro do Programa Sergipe Cidades.
Os técnicos fizeram a visita ‘in loco’ às escolas profissionalizantes, quadras de esportes, creches, pavimentação de ruas, praças, delegacias, além do Centro Empresarial Integrado e Centro Vocacional Tecnológico de Tobias Barreto (CEI/CVT), totalizando 28 obras em 15 municípios dos territórios Sul e Centro Sul Sergipano, Leste Sergipano, Agreste Central Sergipano, Alto Sertão Sergipano e da Grande Aracaju.
Avaliação
Para o engenheiro e técnico do BNDES, Maurício Cardoso Gelelete, o resultado foi altamente positivo. “O Governo de Sergipe, por meio da Sedurb, está de parabéns pela maneira heterogênea e descentralizada na distribuição das obras. Avaliamos obras situadas na fronteira com a Bahia e também na fronteira com Alagoas, o que demonstra a preocupação do Governo do Estado em abranger toda a população”, enfatizou.
Maurício complementou que o Sergipe Cidades se destaca pela maneira diversificada na escolha das obras. “Outro fator importante é a dosagem dos projetos. Pudemos ver diversas obras de grande impacto positivo para a população, como saneamento, educação, mobilidade e inclusão social. Isso resulta em um grande mérito para o Governo do Estado, pois, essas intervenções, além de contribuir crucialmente para a melhoria dos beneficiados, aproximam-os da capital”, pontuou.
O técnico Roberto Neves avaliou com louvor as obras do Sergipe Cidades. “Analisamos a parte burocrática e técnica do programa e constatamos que tudo está enquadrado dentro da normalidade. O investimento do BNDES é muito elevado, no entanto, acreditamos que foi feita uma adequação das necessidades à realidade, visto que as obras executadas são de ótima qualidade”, destacou.
Roberto elogiou a visão do Governo de Sergipe em investir visando os cenários futuros. “O Governo é soberano em tomar as decisões para investimentos e o que torna o Sergipe Cidades louvável é a maneira como ele foi criado. O Governo conseguiu grandes avanços ao elaborar um programa com planejamento participativo da sociedade, pensando no futuro, pois ele é muito vasto. A coisa mais importante é a educação e, quando se constroi escolas profissionalizantes, o Governo dá um passo à frente, uma vez que, a médio e longo prazos, esse retorno é muito forte e satisfatório”, concluiu.