×

Maceió

Equipe da Semas dá início, no Centro, ao Projeto CineRua

A equipe do Serviço Especializado em abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou este mês, no Centro, o CineRua- projeto elaborado com o objetivo de criar um vínculo e sensibilizar a população em situação de rua, por meio de filmes, para a visualização de uma vida melhor.

“A ideia é trazer outro formato de vivência para eles, uma realidade diferente, pois eles estão vulneráveis fisicamente e psicologicamente. O projeto visa também criar um vínculo com eles, já que muitos são agressivos e não querem conversa com a gente. Para assim, abrir uma porta para iniciar com eles outros projetos. Com esse contato pretendemos levar a essas pessoas seus direitos e deveres, entre outros benefícios que o município oferece”, explicou a coordenadora do Seas, Priscila Guimarães.

Segundo Priscila, o convite para o CineRua foi feito durante as abordagens que acontecem dia e noite e contou ainda com o apoio do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Grupo de Atenção à População de Rua (GPOP) da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc).

O filme exibido foi “Como treinar seu dragão”, animação que trata de forma simples, sobre valores e superação. “Nós não sabíamos quanto tempo eles permaneceriam assistindo, então selecionamos um filme de fácil entendimento. O resultado foi que a maioria permaneceu até o final”, afirmou a coordenadora.

O CineRua acontecerá quinzenalmente em locais selecionados pela equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Semas, por demanda de carência e necessidade. A próxima exibição acontecerá no dia 18 de dezembro.