A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Agência Nacional de Águas (ANA) estão instalando Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) nas regiões hidrográficas de Alagoas que possibilitarão o acompanhamento em tempo real do nível dos rios e chuvas acumuladas.
A implantação dessas plataformas de coleta em Alagoas foi determinada devido às cheias que atingiram o estado, com isso a Semarh, que está trabalhando no programa de reconstrução, poderá acompanhar o nível dos rios e propiciar uma programação de manutenção corretiva e preventiva a partir de diagnóstico a distancia, possibilitando tempo de alerta em caso de cheias e chuva acumulada.
A obra garante a instalação de redes de monitoramento do Rio São Francisco, onde está sendo instalados 120 PCDs telemétricas, do Rio Paraíba, com a instalação de 20 PCDs e ainda, um sistema de alerta dos Rios Mundaú e Paraíba (AL/PE). Para isso, a Semarh realizou um treinamento com técnicos que serão capacitados para a manutenção e operação das estações sob responsabilidade da ANA e Semarh.
Os dados hidrológicos em tempo real coletados pelas plataformas por um sistema denominado Telemetria, são transmitidos pelos satélites brasileiros permitindo a realização de um balanço hídrico melhorando o controle dos recursos hídricos. A partir desses dados os técnicos especializados poderão acompanhar em tempo real os eventos hidrológicos críticos, terão reduzidos tempo do número de visitas aos pontos de medição, além de terem tempo de programação e prevenção em caso de cheias.