Reunião com Magistrados da comarca de Penedo. Foto: Niel Rodrigues Reunião com Magistrados da comarca de Penedo
Com o objetivo de conhecer a realidade das comarcas, garantir celeridade processual e estabelecer medidas que favoreçam o bom andamento da Justiça, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e o Magistrado Auxiliar José Miranda Santos Júnior, realizaram correições extraordinárias nos fóruns de Penedo, Porto Real do Colégio e Igreja Nova.
Durante a ação, o Tabelião, do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Protesto e Notas de Penedo, Luiz Campos Teixeira Netto, revelou que na cidade existe um acervo de grande importância histórica para o País. Isso porque os documentos são datados de quando o cartório iniciou as atividades em 1870, da época do Império, quando ocorreu a Independência do Brasil.
“Aqui temos documentos datados de 1870, da época do Império, data que esse cartório iniciou as atividades. São documentos históricos, tesouros da nossa história”, disse o responsável pelos documentos.
Durante a visita, o Tabelião explicou que já conversou com o Magistrado Claudemiro Avelino de Souza, da 2ª Vara de Penedo, para que o acervo seja disponibilizado ao público em local adequado.
“Eu queria fazer uma doação desses livros antigos para o Tribunal de Justiça. Eu não posso dar acesso ao público, porque tenho documentos que são matrículas de imóveis importantes. Então, seria necessário um memorial ou museu do Judiciário para abrigar esses livros antigos”, finalizou o Tabelião Luiz Campos.
Neste ano, Claudemiro Avelino, curador do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), afirmou que o Judiciário tem planos de recuperar o prédio onde funcionou o antigo Fórum da Comarca de Penedo, localizado no Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico.
Segundo o magistrado, o projeto leva em consideração a massa documental imensa que a comarca tem. Caso seja restaurado, no imóvel será instalado mais um memorial da Justiça alagoana.
Participaram do encontro o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e os magistrados José Miranda Santos Júnior, Claudemiro Avelino de Souza, Luciano Américo Galvão Filho e José Eduardo Nobre Carlos.
