O painel sobre o tema, a Santa Casa de Maceió convidou o renomado oftalmologista Allan Teixeira Barbosa
No dia de combate ao glaucoma (26 de maio), o Curso de Envelhecimento Ativo discute os distúrbios visuais do idoso. Para apresentar um painel sobre o tema, a Santa Casa de Maceió convidou o renomado oftalmologista Allan Teixeira Barbosa.
O glaucoma, que integra o grupo de doenças oculares, raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa. O glaucoma provoca danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro. Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular, daí a importância de se procurar um oftalmologista periodicamente para, dentre outros exames, medir a pressão intraocular.
As palestras do Grupo de Envelhecimento Ativo (Geasc) da Santa Casa de Maceió ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió.
O projeto é voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.
