Profissionais estão aprendendo como são feitas as entrevistas
Os profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Assistência Social (Semas) que atuarão como entrevistadores sociais do Cadastro Único (CadÚnico) estão participando de uma capacitação para ajudá-los a atender os usuários e as novas famílias que serão cadastradas, facilitando assim o acesso aos programas sociais.
Esses entrevistadores atuarão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, nas Unidades e Postos Descentralizados, na sede do Cadúnico e no Centro Especializado de Assistência para População em Situação de Rua (Centro Pop).
O treinamento está sendo ministrado pela instrutora do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrária (MDSA) e coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti. Os profissionais estão aprendendo como são feitas as entrevistas com o responsável pela unidade familiar, como preencher o formulário de entrevista, a documentação necessária, os programas sociais que englobam o Cadastro Único e como atender a públicos específicos como indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. “Eles também fizeram exercícios para prepará-los para o dia a dia nas unidades. Amanhã eles farão uma prova teórica, que é requisito do MDAS para habilitá-los ao trabalho no CadÚnico”, explicou Stephanie.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, com esses novos profissionais o número de atendimentos aumentará consideravelmente, visto que os serviços estarão mais perto das comunidades. “Agora a população em situação de rua também poderá ter acesso aos serviços do CadÚnico nos Centro Pop, localizados no bairro do Jaraguá e Farol, trazendo mais comodidade e conforto para esses usuários”, destacou.
A Semas conta com Unidades Descentralizadas para o atendimento do CadÚnico/Bolsa Família no bairro do Prado e do Benedito Bentes. Nos Cras Pitanguinha, Sônia Sampaio (no Jacintinho) e Denisson Menezes (no Cidade Universitária) há postos de atendimento do CadÚnico e Bolsa Família para as famílias referenciadas nas unidades. O atendimento nessas unidades será retomado na próxima segunda-feira (25). Na sede do CadÚnico, no bairro do Poço, o atendimento já está normalizado.
