×

Alagoas

Entrevista com Sandra Menezes (Ibama/AL) na Penedo FM é adiada para terça-feira,17

A superintende do IBAMA em Alagoas, Sandra Menezes, que seria a entrevistada na manhã desta terça-feira, 10, no programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) terminou por não cumprir o compromisso da agenda devido a problemas ocorridos com o automóvel que seria utilizado pela superintendente na viagem a Penedo.

A pauta da entrevista remarcada para a próxima terça-feira, 17, está relacionada aos embargos executados pelo Ibama no Pontal do Peba que interditaram fábricas de gelo e barracões de beneficiamento de pescado, principalmente camarão, durante operação de fiscalização realizada em nível nacional em meados de fevereiro.

Após o fechamento dos estabelecimentos indispensáveis para a manutenção da pesca, principal atividade econômica da comunidade litorânea situada no município de Piaçabuçu, os moradores do Peba passaram a sofrer com a falta de geração de emprego e renda decorrentes dos embargos, apesar de uma das fábricas de gelo ter conseguido retomar seu funcionamento na justiça federal, medida liminar que o Ibama já tentou derrubar e não conseguiu.

Dalmo Santana apoia luta dos pescadores

O prefeito de Piaçabuçu Dalmo Santana Júnior (PSB) entrou na luta com os pescadores e lamentou a forma como o Ibama agiu durante as visitas que resultou no fechamento dos barracões e fábricas. O gestor promoveu uma reunião entre representantes do IMA, do Ibama e da comunidade no Pontal do Peba para discutir um possível Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que possibilite, ainda que de modo temporário, o retorno dos meios que possibilitem a reativação da pesca.

A superintende do Ibama declarou em entrevista recente na Penedo FM que traria a resposta do Ibama nacional sobre a possibilidade da implantação do TAC no Peba, posicionamento que Sandra Menzes assegurou divulgar na entrevista que seria realizada nesta terça-feira, 10, adiada para a próxima semana no programa jornalístico Lance Livre, comandado pela radialista Martha Martyres.

Deputados cobram respostas do IBAMA

O desespero dos pescadores ecoou na Assembleia Legislativa de Alagoas pelo deputado Joaozinho Pereira (PSDB) que em discurso chegou a dizer que o Ibama, em alguns casos, ‘age com dois pesos e duas medidas’, citando os episódios da Barragem do Belo Monte e do estaleiro de Pernambuco, que tiveram suas licenças concedidas em curto período de tempo. Na ocasião os deputados Jeferson Morais (DEM) e Ronaldo Medeiros (PT) apartearam o colega do PSDB em apoio ao seu pronunciamento.