×

Meio Ambiente

Entrega do Destaque Ambiental encerra Mês do Meio Ambiente

Durante ação de limpeza das lagoas, foram retiradas 21 caçambas ded lixo

As atividades do Mês do Meio Ambiente serão encerradas nesta terça (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente, com a entrega do Prêmio Destaque Ambiental. As ações, que este ano estiveram focadas no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), reuniram centenas de crianças, adolescentes e adultos em aulas, palestras, passeios, exposição e mutirão.

O prêmio é destinado às pessoas que, de modo significativo, têm contribuído com a preservação ambiental. A maioria dos homenageados deste ano possui alguma relação com Celmm. “Esse é um momento da gente reconhecer que há diferentes representantes da sociedade, de diferentes seguimentos, que contribuem pela manutenção do meio ambiente.

Essas pessoas se destacam pelo trabalho e pela dedicação. É importante que elas saibam que isso é importante para o nosso desenvolvimento”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

As ações do Mês do meio Ambiente iniciou no dia 5 de maio e desde então houve a realização de atividades no barco-escola, com o envolvimento de cerca de 200 crianças e 15 educadores, mais 30 gestores do Comitê do Celmm e dos Conselhos das áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Rita e Catolé; gincana no Museu Palácio – com a participação de 78 estudantes e 10 crianças; Seminário Internacional sobre Erosão Marinha; aniversário do IMA; reunião do Comitê do Celmm; mutirão e gincana para retirada de lixo nas margens das lagunas Mundaú e Manguaba, em Maceió, de onde foram retirados mais de 125m³ de lixo ou 21 caçambas com capacidade para 6m³; nos municípios de Coqueiro Seco e Pilar, foram retiradas mais de duas toneladas de lixo. Também houve passeio ciclístico, com a participação de aproximadamente duas mil pessoas.

O IMA também promoveu atividades no Herbário e as equipes das Diretorias de Desenvolvimento e Pesquisa e de Unidades de Conservação fizeram gincanas, palestras e exposições com temáticas como destinação correta dos resíduos sólidos, biomas, ecossistemas e preservação.

As atividades foram organizadas pelo IMA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Ações específicas, como o mutirão de limpeza, contaram ainda com a participação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Instituto Lagoa Viva e Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), além das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios que compõem o Celmm: Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Pilar e Satuba.